TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Critica

Por:   •  30/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Betanea Simpliciano

Data: 19/01/2019

Foi realizada a pesquisa de campo com professores do Ensino Fundamental de uma instituição publica na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, através da entrevista os professores responderam um questionário contendo 10 perguntas, sendo elas:

1- Quanto tempo você leciona?

2- Para qual nível de ensino você leciona?

3- Você participa de formação continuada em sua escola? E fora dela?

4- Quais cursos você fez neste ano e no ano anterior?

5- Se você fosse identificar um curso de extrema relevância para a formação de professore, qual você indicaria?

6- Você já participou de formação pessoal?

7- O que é formação pessoal para você?

8- Como você avalia a inter-relação entre professores e alunos?

9- Como você avalia a inter-relação entre os alunos?

10- Você considera relevante, para escola, ter um espaço de reflexão dos conflitos?

A pesquisa foi elaborada de acordo com o tema proposto sobre Psicomotricidade relacional entre Professores e Alunos.

Análise Crítica

Do que foi respondido pelos entrevistados, percebe-se que há uma complexidade enorme no trabalho pedagógico atual e o quanto vem sendo negligenciado pelas instituições de ensino, órgãos públicos e, mormente, a família e a sociedade.

A violência crescente, por parte de alunos e até pais destes, fora e dentro das instituições de ensino vem causando temor, afastamento por problemas clínicos e total desmotivação.

A maioria dos professores encontra-se perdida, insatisfeita com a profissão e sem perspectiva de melhora, em virtude da total desvalorização da classe.

Nota-se, através das respostas dos professores, que a natureza do trabalho docente, que é de ensinar, encontra-se estagnada e obsoleta.

Nota-se que o processo de ensino-aprendizagem atual carece urgentemente de medidas efetivas que estimulem e devolvam novamente ao professor a maestria e a magia e alegria de ensinar. Medidas que estimulem a curiosidade do aluno pelo saber, resgatem o respeito dentro e fora da sala de aula e os conduzam às raias do conhecimento. Tudo isto, em prol de sua formação educacional.

Para tanto, cabe aos órgãos de ensino, aos órgãos públicos e à sociedade fazerem suas partes na engrenagem do processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor a árdua missão de ensinar e transmitir a seus alunos experiências teóricas e praticas que certamente os tirarão do campo da ignorância. E, por fim, cabe ao aluno a ânsia de saber e a busca pelo conhecimento, para que tenha a capacidade de interpretar textos, fórmulas, contextos, história, ciências, mundos e o universo a ser explorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com