TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Crítica

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA

O livro Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, foi ao meu ver, muito enriquecedor para a nossa formação pedagógica.

Acredito que a essência do livro, não é tanto como fazer essa avaliação em si, mas os pontos e os critérios que norteiam uma avaliação da qualidade em uma instituição de ensino.

Muito mais do que o conteúdo a ser repassado, para uma escola obter uma avaliação positiva e satisfatória, muitos são os pontos e os pormenores a serem  analisados.

Tudo se inicia na sua gestão. Uma gestão satisfatória, é preciso ser compartilhada, aberta e que leve em consideração pontos relevantes para uma instituição educacional, principalmente infantil: a fundamental participação e o envolvimento da família do educando em todo o processo de educação;os direitos humanos das crianças principalmente; as diferenças de gênero, racial, religiosa, étnico-cultural e as  necessidades especiais,a qualidade da educação, envolvendo com isso, a qualidade e o relacionamento de cada profissional da educação da instituição.

A análise é completa: mobiliário, espaço físico, matérias e recursos didáticos, espaço para as necessidades especiais adaptadas, limpeza, recursos tecnológicos, formação e especialização dos professores, coordenadores, e principalmente a gestão participativa, dando ou não condições de inovações e desenvolvimento de idéias criativas.

O papel dos pais é de suma importância, não só para a avaliação, mas para que a dinâmica educacional atinja resultados plenamente satisfatórios, pois um aluno que tem o acompanhamento de seus pais no seu processo educacional só tem a ganhar em diferencial e qualidade de aprendizagem.

Posso concluir com a leitura minuciosa dessa obra, que precisamos ser criteriosos ao afirmar  a qualidade de uma instituição de ensino, pois como foi dito e relatado, cada detalhe, por menor que pareça tem seu papel fundamental na contribuição de uma educação eficaz.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”

                                                                 Paulo Freire

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com