TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem Humana

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A aprendizagem humana é um processamento complexo de informações, sendo que os processos centrais são modificações e combinações que ocorrem nas estruturas cognitivas. No Brasil, cerca de 40% da população que freqüentam as primeiras séries escolares tem algum tipo de dificuldade acadêmica (Ciasca, 2003). É importante compreender estas dificuldades de maneira a diminuir o impacto na vida do indivíduo.

A escola no cumprimento de sua formação social, deverá desenvolver nas crianças que nela confiam a sua formação, competências e habilidades para prepará-las conforme as exigências da contemporaneidade. (Soares, 1998).

A grande dificuldade encotnrada em sala de aula, é o aumento na quantidade de crianças que não conhecem as letras do alfabeto. As dificuldades que são encontradas na leitura surgem quando a criança chega na escola nas séries iniciais trazendo com ela conseqüências que vem de uma mal alfabetização. Esta mal alfabetização deixa um vazio no qual precisa ser preenchido pelos professores, fazendo com que possam conhecer não só as letras, mas a importância da leitura. Acredita-se que essa é a grande relevância do trabalho docente. No entanto, Cacliari (1994) ressalta que a leitura é imprescindível para o ingresso no mercado de trabalho e para o exercício da cidadania.

Por isso, o profesor deve estar atento com sua consciência centrada, que o educando entra na escola para ser alfabetizado. Vasconcelos (2007) diz que o educador deve utilizar os materiais adequados para que o aluno não encontre dificuldades de aprendizagem na leitura afinal a leitura é a base da realização do objetivo do educando.

Quando acontece a itneração da criança com o meio e com os adultos fica mais fácil de a criança aprender (Vygostky, 2005). Nesta visão itneracionista, o professor é visto como orientador e parceiro na aprendizagem dos alunos. Os mesmso são capacitados para pensar com autonomia, quando alguém os percebe e os fazem avançar nesse proceso ele constrói novos conhecimentos diferentes habilidades e significações. Nessa visão a aprendizagem da criança se dá de fora para dentro. E é no processo de ensino aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o conseqüente desenvolvimento do indivíduo.

As dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações (Smith, 2001).

O interesse pelo tema dificuldade de aprendizagem decorre da experiência profissional como professora da rede pública das series iniciais do Ensino Fundamental I, como também, do questionamento de professores sobre como melhorar a própria prática e prevenir o fracasso escolar.

O presente trabalho de pesquisa é de grande importância com o debate sobre as dificuldades da aprendizagem na leitura, sendo apresentadas algumas contribuições pedagógicas. Ressaltamos ainda, a importância que vem a ter do comprometimento profissional, na busca pela continuidade de estudos mais aprofundados e metodologias alternativas de trabalho, para que possamos melhorar cada vez mais o processo educacional.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as questões ligadas às dificuldades de aprendizagem na leitura e verificar o que fazer para sanar essas dificuldades.

REVISÃO DE LITERATURA

1. Aprendizagem

A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneas do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim a sua sobrevivência (VASCONCELOS, 2007). Com aproximadamente três anos, as crianças são capazes de construir as primeiras hipóteses e já começam a questionar sobre a existência.

A aprendizagem escolar também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com