TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA SOCIAL COGNITIVA COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM HUMANA

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Brandura

Aprendizagem social

Teoria social cognitiva – comportamento e aprendizagem humana

Aprendizagem observacional – os seres humanos são muito flexíveis e possuem a capacidade aprender uma grande quantidade Conceitos, atitudes, habilidades e comportamentos, não apenas pela experiência direta, mas também, pela observação de experiência de outras pessoas. A observação permite que aprendemos ser a necessidade de realizar uma ação, apenas observando comportamentos dos outros. Essa aprendizagem observacional, as vezes é mais eficiente do que pela aprendizagem direta, afinal se a maior parte das nossas aprendizagens acontece pela direta, nosso repertório, de conhecimento seria muito escasso, a maior parte das nossas aprendida de forma indireta observando a nossa volta.

Modelagem – a partir de um modelo e não se trata de mera imitação, acontece o tempo inteiro, e muitas vezes não nos damos conta, aprendemos a realizar comportamentos que consideramos uteis, ou que são valorizados pelo social, mas tbm aprendemos não seguir comportamentos considerados inadequados ou inúteis pelo social, podemos dizer que pela observação podemos dizer qual comportamento que devemos seguir, e quais os modelos de comportamentos que devemos evitar

Fatores de modelagem – pessoas com alto status ou que são poderosas ou competentes em área do nosso interesse, alguém que está acima, modelar é aprender a fazer ou não fazer.

Sempre a partir de um modelo

João bobo – aprendizagem observacional e violência  

Os 4 fatores: Governam a aprendizagem por observação

ATENÇÃO

RETENÇÃO

REPRODUÇÃO

MOTIVAÇÃO

ATENÇÃO

Em geral direcionamos nossas atenções as pessoas que convivem conosco, pessoa mais atraente e o tipo de comportamento, nos prendemos mais ao que consideramos importante, interessante e valioso.

RETENÇÃO

Toda informação durante a observação precisa fica retida na memória, todas as representações sensoriais, bem como seus significados e sentidos, precisam ser retidos e estar disponíveis, para ser ativado quando pertinente, ensaiar mentalmente para decidimos como e quando colocamos em pratica

REPRODUÇÃO

Representação cognitiva em ação, monitoramos a execução.

MOTIVAÇÃO

Mais efetiva, facilidade quando há motivação... quando fazermos algo não só por fazer.

Motivar sempre

OBSERVACIONAL x ATIVA

OBS: Modelagem – 4 FATORES

ATIVA: ELEMENTO É A EXPERIÊNCIA DIRETA

AUTOEFICÁCIA

Reciprocidade triadíca: Conceito Central, na teoria social cognitiva, diz que as ações humanas são resultados de interação entre 3 variáveis: Ambiente, Comportamento e a pessoa.

PESSOA: variados componentes da cognição humana, a nossa capacidade de memorizar, prever, planejar e julgar. Escolhemos os acontecimentos que vamos prestar atenção, atribuindo valor, e como utilizaremos no futuro, as informações que aprendemos.

AMBIENTE

Externo a pessoa. Tudo que se passa ao redor. Interage com a cognição e também com o nosso comportamento.

COMPORTAMENTO

Comportamento da pessoa e nos dos outros. Atos realizado pela pessoa. COGNIÇÃO, AMBIENTE E COMPORTAMENTO.

Reciprocidade: cada fator influencia os outros dois, mais também é influencia por eles. Nenhum é isolado.

Brandura considera que a pessoa, é o fator que tem um peso maior.

Fatores externos: não é a regra.

Exercer controle sobre a vida.

Agencia humana: o ser humano é agente da própria vida, é capaz de autorregulação, autorreflexão, auto-organização e ação proativa. Somos capazes de influenciar nosso comportamento. Intencionalidade, previsão, autorreação, autorreflexão.

Intencionalidade: atos que realizamos com uma intenção. Há um compromisso em colocar em pratica

PREVISÃO: resultado das ações. Pelos conhecimentos que temos, para atingir o resultado almejado. Nos orienta pela vida.

AUTORREAÇÃO: monitorar nosso próprio progresso em relação as metas que estabelecemos. Nos regulamos o tempo inteiro para garantir que nossos objetivos sejam claros, estejam de acordo com o que acreditamos que somos capazes de conquistar e que não estejam muito distantes.

AUTORREFLEXÃO: examinar e avaliar o tempo todo nosso próprio funcionamento, significado dos objetivos que estabelecemos na vida, nossa motivação... e os efeitos que outras pessoas tem sobre nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com