TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional Piracicaba

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Aline Aparecida Akamine.

Anhanguera Educacional Piracicaba

ANO 2014  

  1. Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;

O lúdico e a brincadeira têm papel fundamental na construção do conhecimento do individuo na fase infantil, uma vez que leva a criança a ter percepção dela mesma, dos outros e socializar de forma natural. Conforme estudiosos:

        “A importância do brincar” é o tema da entrevista de Tatiana Bertonia á Profª Tizuko Morchida, De acordo com Ela hoje na concepção de criança e infância a brincadeira é direito da criança. Dando exemplos de como a brincadeira contribui para o desenvolvimento e aprendizagem humana, cita que se diante de um bebê for colocado um brinquedo ao alcance de sua mãos ou seus pés, ele tem direito de decidir se vai  pegar, tocar ou bater os pés. Enfatiza que a criança tem o seu direito respeitado quando tem acesso a brincadeira e ela escolhe o que fazer. Sobre a escolha de brinquedos orienta a respeitar os níveis de faixas etárias de cada criança e desenvolvimento cognitivo, dando lhes opção de movimentar, explorar, tirar, colocar, organizar, pensar, fazer imitações através do faz de conta interagir com o meio social.Também relaciona os jogos de regras sendo importante por levar as crianças a aprender a partilhar situações, lidar com frustrações,ganhar, perder adquirindo cultura  enquanto aprende diferentes formas de jogar um jogo.

     

          Na pesquisa de Sandra Dallabona “O lúdico na Educação infantil: Jogar brincar, uma forma de educar”. De acordo com Ela, em sua pesquisa, o lúdico na educação infantil é importante para o desenvolvimento da criança, possibilitando prazer e significação ao processo de aprendizagem, estimulo a vida social e desenvolvimento construtivo da criança. Favorece o desenvolvimento global e visão do mundo real.

  1.  Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;

        As dificuldades encontradas ao trabalhar as brincadeiras e atividades lúdicas são muitas vezes resistência dos pais que as vezes preferem os métodos tradicionais, por não conhecerem  o quanto as atividades lúdicas contribuem para a formação integral da criança. Ha também resistência de alguns professores que não vêem com seriedade as brincadeiras, sendo que quando não são planejadas com objetivo que se quer atingir, desenvolvida em espaços, ambiente e com materiais que estimule a criança, o lúdico pode perder a sua função pedagógica.

  1. Reflexão sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar;

         Conforme estudiosos da área, o lúdico é importante para o desenvolvimento da criança, através de brincadeiras aplicadas no contexto escolar que facilita a aprendizagem e a avaliação da criança aprendendo a estabelecer regras, criatividade, fazer escolhas, contribuindo para a integração dela na sociedade.

       Assim o lúdico se torna estimulante para criança, pois através do brincar ela terá contato com sons, personagens, brinquedo, um mundo colorido onde pode imaginar assumir papéis, desenvolver memória, linguagem, criatividade, se conhecer, aprender a interagir a ser social através do brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com