TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  4/6/2023  •  Dissertação  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Acadêmica: Thalita Sharon De Souza Martinez                          RA: 382084714161

Curso: Pedagogia 7° Semestre\noturno

ATIVIDADE DISCURSIVA

Temática: “No decorrer da disciplina Educação de Jovens e Adultos, observamos que são diversas as ações a serem desenvolvidas pelo educador no contexto educacional. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo professor, destacamos o ato de planejar. Diante desse contexto, explique as contribuições do planejamento didático ou de ensino para o trabalho docente. Em seguida, desenvolva uma reflexão sobre o caráter flexível do planejamento.”

Na educação, o ato de planejar é de suma importância em relação ao direcionamento das ações educativas e organização dos sistemas e redes de ensino. Sendo assim, é necessário planejar, pensar, prever a prática educativa, dentro no qual está inserido. Pois quando se está ensinando, não é transmitido apenas conteúdos e sim está contribuindo para formar sujeitos pensantes, refletivos e críticos. Onde, de acordo com MENEGOLLA e SANT`ANNA (2005) o planejamento educacional é definido da seguinte forma: “Planejar, portanto, é pensar sobre aquilo que existe sobre o que se quer alcançar, com que meio se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.” (MENEGOLLA e SANT`ANNA 2005, P. 22).

A importância do planejamento vai além de atender uma exigência da legislação, mas tem importância como instrumento no qual vai possibilitar ao docente prever ações de ensino voltadas para a realidade dos estudantes. Tornando assim, a ação de ensinar mais agradável e o aprendizado mais eficiente. O plano possibilita ao professor manter, na medida do possível, uma articulação da disciplina como um todo pela relação com o plano curricular e, além disso, realizar uma autoavaliação da aula para direcionar/melhorar futuras ações. Certos pontos a serem mantidos ou reformulados poderão ser evidenciados com uma maior segurança. Mas o plano de aula não precisa ser cumprido necessariamente de forma rígida. Onde o ambiente da sala de aula pede ao docente uma atitude que seja constante e reflexiva, para criar e redirecionar ações sempre que surgirem imprevistos nos quais despertem tantos novos interesses quanto necessidades, o que não significa despreparo do professor, mas competências para agir e decidir (TORMENA1; FIGUEIREDO, 2010).

O planejamento compreende uma das principais ferramentas pedagógicas para o trabalho docente, devendo estar de acordo com o ensino em sala de aula. Com isso, observa-se que o planejamento pode apresentar flexibilidade, podendo ser alterado conforme as necessidades dos alunos, e as respostas dos mesmos ao conteúdo abordado pelo docente. 

O docente tem conhecimento quando o planejamento não está obtendo os objetivos esperados. Podendo então, alterar o plano de ensino para obter um melhor desenvolvimento e agregando novas experiências ao seu trabalho. E esse planejamento vai incluir diversas ferramentas para o trabalho diário do professor, com o objetivo de realizar um trabalho eficiente.

FONTES CONSULTADAS

CRUZ, Maria Dalva da Silva. Contribuições do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem no programa Brasil Alfabetizado. Guarabira-PB. 2014. Disponível em:<http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3519/1/PDF%20-%20Maria%20Dalva%20da%20Silva%20Cruz.pdf >. Acesso em: 30 maio, 2023.

MENEGOLA. Maximiliano; SANT`ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo – área – aula. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. P. 9 – 61.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (155.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com