TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Formativa II

Por:   •  27/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADES FORMATIVAS: LICENCIATURAS

Tema: Diferenças culturais

Objetivo: Reconhecer e respeitar as diferenças culturais.

Aluno: Camila Graciela Farenzia Nunes   Matrícula: 705731

O cabelo de Lelê reflete suas inquietações enquanto ela busca compreender os cachos que adornam sua cabeça. Em meio à busca por respostas, ela se vê perdida, esticando e puxando os fios. Após uma busca exaustiva, Lelê encontra um livro revelador que a introduz à riqueza dos diferentes tipos de cabelo encontrados no continente africano. Essa obra não apenas responde às suas perguntas, mas também eleva sua autoestima ao celebrar a beleza e a história da herança africana. Ao folhear as páginas de "Países Africanos", Lelê se depara com imagens de crianças cujos cabelos se assemelham aos seus, exibindo uma variedade de penteados deslumbrantes.

O uso da literatura infantil como ferramenta para promover a diversidade cultural é uma abordagem lúdica e simbólica que fortalece a autoimagem das crianças. Ao proporcionar exemplos de representatividade, essas histórias contribuem para uma compreensão mais profunda da riqueza cultural do mundo.

Uma atividade que pode ser desenvolvida junto aos alunos seria a atividade do "Desenho do Espelho". Nessa dinâmica, os alunos seriam organizados em pares e colocados frente a frente. Cada um teria a tarefa de desenhar o colega que está a sua frente, prestando atenção às suas características físicas.
Após finalizar os desenhos, uma discussão seria iniciada para que os alunos compartilhem suas observações e impressões sobre as características que mais os chamaram a atenção no colega retratado. Esta atividade oferece uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural presente na sociedade, uma vez que cada aluno traz consigo suas próprias características e traços culturais, os quais podem ser destacados e valorizados durante a discussão.

Referência:

BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelé. Companhia Editora Nacional. São Paulo: 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com