TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática

Por:   •  12/5/2018  •  Seminário  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Sumaré 5n1B

Atividade Prática

Andreza Borges R.A 161351

Paula Rios R.A 1613643

PROFESSOR/CONHECIMENTO

Pedro Demo UnB, 2001

Síntese do Texto

           Esse texto traz uma visão renovadora do papel do professor inserido em todo o contexto educacional focando principalmente a aprendizagem do aluno. Pedro Demo faz algumas reflexões que considera relevantes para o processo ensino-aprendizagem. Ele fala que a escola é o mais importante caminho para a construção de conhecimento, é nela, que o sujeito é estimulado a trabalhar com o conhecimento e aprender seus valores.

           As principais argumentações do autor o professor aprendi com o aluno e o aluno aprendi com professor, ele fala também que o professor deve transmitir conhecimento através de algo que ele já conheça como transmissão de valores e experiencias vividas no nosso cotidiano. Mais também através de pesquisa, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos e novos métodos de ensino.

          Ele ressalta no texto de como ensinar utilizando a pesquisa como base, e também retrata o processo de ensino e aprendizagem como formação da competência do sujeito, isto é, formar cidadãos. Um dos objetivos da educação que nos tornamos um sujeito ativo é que passamos a questionar o conhecimento e a realidade para saber o porquê das coisas além de adquirirmos opiniões críticas.

          Entendemos que para o autor, o importante desafio das instituições de ensino, seria desenvolver profissionais pesquisadores, que deveria atuar desde a fase escolar, como estratégia para reconstrução do conhecimento e formar pessoas questionadoras, críticas, o que é raro nas instituições de ensino. Pois a pesquisa é instrumento fundamental para desenvolver o aprender, mas principalmente,

desenvolver os próprios conhecimentos e usá-los para a vida para construção do conhecimento do aluno.

                             Questões referente ao texto

A)  De acordo com o texto Professor X Conhecimento, quais os enfoques relevantes que o autor apresenta com muita clareza, que possibilitará um preparo mais consciente para o futuro profissional docente. Fundamente sua resposta.


         Com relação ao perfil do profissional Pedro demo reforça a tarefa do docente destacando a importância da pesquisa a atualização permanente inclusive nos meios tecnológicos disponíveis e a interligação entre teoria e prática que reescreve o conhecimento docente no processo de construção do aumento dos saberes, que permite compreender melhor o ambiente sob seus diversos aspectos, favorece o despertar da estimulação do sentido crítico e permite compreender os conceitos de referência para o futuro profissional. A participação do professor na construção do desenvolvimento da educação dos alunos de serem consciente a despertarem neles o seu potencial de serem capazes de criar soluções e resposta adequadas de exercerem este papel, só é possível se o professor for um profissional reflexivo, agente de sua própria formação, e estimulador da formação do educando possibilitando aos alunos tornarem-se sujeitos participativo com autonomia e críticos em relação em seu cotidiano que eles estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com