TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Curso de Educação de Surdos

Por:   •  16/5/2020  •  Ensaio  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO DE SURDOS

Avaliação do curso

        O curso foi extremamente importante para mim. Até então eu não conhecia a forma de comunicação do surdo. Pensava que apenas se limitava a uma conversação exclusiva para com os que têm conhecimento de língua de sinais, Libras aqui no Brasil. Graças ao curso, hoje me sinto mais possibilitada para um bom trabalho numa turma inclusiva com surdos. É claro que o meu preparo se tornará mais completo com um bom curso de Libras.

        Aqui eu aprendi a ver a surdez como uma diferença e não como deficiência; aprendi as principais características da língua de sinais; passei a relacionar a surdez e o letramento; conheci os diferentes níveis gramaticais da libras; aprendi que os surdos, apesar das dificuldades, podem escrever bem (destaco aqui a existência de grandes profissionais surdos), o que antes para mim não havia. Que absurdo!

        Graças ao curso, hoje eu posso compartilhar o conhecimento aqui adquirido com os colegas de trabalho, além de lhes indicar sites como os sugeridos pelas instrutoras aqui alem de outros que também falam sobre o tema.

        Como já havia dito, até aqui eu ainda não havia trabalhado em turmas com alunos surdos, e nem fazia idéia de como seria o referido trabalho, mas hoje, graças ao curso, eu posso dizer quais são as formas ideais para um bom trabalho com eles.

O curso foi muito interessante em termos de conteúdo. Rico e completo. Abordando áreas que vão desde a identidade do surdo, até aos estágios de interlíngua na aprendizagem da língua portuguesa, passando pela aquisição da língua portuguesa por ouvintes e por surdos.

No ambiente virtual Moodle aqui utilizado é bom. Porém há algumas coisas que eu não havia usado até pouco tempo, como por exemplo, o uso de mensagens aos participantes por email, aqui na própria página do curso. A biblioteca de recursos também é algo que não posso deixar de falar. Nela há sugestão de filmes excelentes, alem de textos ricos sobre o assunto.

As relações com tutores e mediadores foi bem melhor nesse segundo módulo. Houve mais participação dos mesmos, corrigindo atividades e colocando o seu parecer acerca das mesmas,  tirando dúvidas, levantando questões para reflexões, e sugerindo novos sites para maior enriquecimento do trabalho.

Quanto às avaliações das Unidades, foi uma excelente forma para expressarmos a nossa opinião acerca do andamento do curso, avaliando o mediador, o tutor, o atendimento, a abordagem do curso, a clareza das atividades, etc.

Pude aqui, no segundo módulo com mais freqüência, falar com outros participantes, questionando, trocando idéias, etc. Vale aqui ressaltar que isso é muito importante num curso virtual como este. Entretanto, devo aqui lembrar que a turma poderia dar mais opiniões acerca do que foi levantado pelos colegas nos fóruns e isso pouco houve.

Quanto ao prazo das atividades, foi bom. Deu pra ler o material enviado, bem como outros que falam do assunto, assim como discutir com outras pessoas acerca do tema. Devo aqui ressaltar que os textos enviados em todo o curso foram claros e  não foram muito longos, o que também contribuiu, facilitando a nossa compreensão.

Quero agora agradecer a Darcy da Silva Lobato, que esteve sempre nos lembrando de datas a serem cumpridas, bem como a Silvany Ellen Risuenho Brasil, que esteve lendo e  comentando as nossas atividades, alem das colegas com as quais eu estive sempre expondo e pedindo opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com