TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO

ELI ALEXANDRINO DA SILVA RA: 1906447

ROSILENA BORGES DE ALMEIDA RA: 1906446

POLO VILA GALVÃO

2021

ELI ALEXANDRINO DA SILVA RA: 1906447

ROSILENA BORGES DE ALMEIDA RA: 1906446  

FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO

Trabalho de intervenção didática, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

Polo Vila Galvão

2021

Sumário

  1. Tema4
  2. Situação Problema4
  3. Justificativa e Embasamento Teórico4
  4. Público-Alvo6
  5. Objetivos6
  6. Percurso Metodológico 6
  7. Recursos6
  8. Cronograma7
  9. Avaliação e Produto Final7
  10. Referências Bibliográficas8

  1. Tema

Formação continuada em tecnologia para professores

                                                                           

  1. Situação Problema

A dificuldade de aceitação de hortaliças e vegetais ofertados na merenda escolar por parte dos alunos é sem duvida um grande problema que intencionou o presente trabalho, porem, existem outros problemas que através da implantação da horta na escola podem ser solucionados integral ou parcialmente que envolvem tantos os alunos como a comunidade escola.

Dentre esses problemas podemos citar a dificuldade no enfrentamento dos problemas causados pelo consumo de produtos com agrotóxicos.

Sendo assim podemos afirmar que se faz necessário a implantação de projetos como esse, voltados para a educação alimentar e nutricional e para o cuidado com a saúde através do consumo de alimentos seguros e saudáveis e a escola é o ambiente propicio para integrar as mais diversa fontes de aprendizado, onde é possível estar unindo os saberes da comunidade escolar, dos alunos e da comunidade local.

Segundo Cavalcanti (2009, p. 25):

A escola se destaca como espaço privilegiado, uma vez que o indivíduo a frequenta por longo período de sua vida. É nesse ambiente que ocorrem experiências favoráveis á construção de valores, hábitos e atitudes com intuito intrinsecamente pedagógico, porém, tendo em vista também o desenvolvimento e a aprendizagem para formação social do cidadão.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

As hortas pedagógicas como estratégia para Educação Alimentar e Nutricional contribuem de forma efetiva no incentivo do consumo de hortaliças e legumes pelas crianças, pois, ensina de forma lúdica, e descontraída a importância de tais alimentos para manutenção da saúde, além de envolver o aluno desde o plantio até o momento de consumir sua produção (SILVEIRA, 2015).

Diante disso, a melhor justificativa para o projeto é a capacidade de envolver os educandos por ser dinâmico, um verdadeiro laboratório vivo, que torna possível as atividades de Educação Nutricional e Alimentar de forma espontânea, além de melhorar as relações entre alunos, professores e comunidade escolar como um todo, tendo em vista que o trabalho é coletivo e cooperado.

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse em consumir alimentos saudáveis ofertados na merenda escolar e desenvolver hábitos alimentares saudáveis nos educandos, tendo em vista que a alimentação é uma das principais necessidades humanas, entendemos que nós como pedagogas temos o dever de buscar estratégias para tal acontecimento.

O projeto Horta Pedagógica vem para atender essa necessidade e transformar os hábitos alimentares das crianças, além de contribuir para a integração de diversas fontes de aprendizado como matemática, história, ciências, entre outras.

A escola é um espaço de socialização onde o acesso ao aprendizado potencializa os saberes ora desse espaço (RODRIGUES E REIXO, 2009).

Novas atividades, como a Horta Pedagógica, promove conhecimentos valoriza o trabalho cooperado, a solidariedade, além de impulsionar a criatividade, autonomia e a sensibilidade para problemas de meio ambiente e segurança alimentar (CRIBB, 2007).

A escola tem um papel importante quando promove ações de EAN que propicia o aprendizado do aluno hábitos alimentares saudáveis, doenças causadas por hábitos inadequados entre outros (BERTIN, et al., 2010).

Os autores complementam dizendo que a escola é o melhor lugar para alcançar resultados positivos de educação alimentar e nutricional por oportunizar ações coletivas sobre alimentação saudável e que ainda o educando a partir de seu aprendizado passa a transformar os hábitos alimentares no ambiente familiar colocando em prática o conhecimento adquirido na escola e a horta no ambiente escolar além de ser uma ferramenta importante na Educação alimentar e nutricional dentro da escola, traspassa os muros, levando o conhecimento adquirido para as famílias dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com