TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Branca de Neve

Por:   •  30/6/2021  •  Seminário  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS XXIII – SEABRA

Turma: Pedagogia 2017.2

Disciplina: Literatura Infanta Juvenil

Prof.:  Fatima Sodré

Aluna:  Viviane Barros Nascimento

MEMORIA DOS CONTOS APRESENTADOS

Durantes algumas aulas da disciplina de Literatura, foi apresentado alguns contos por grupos, que seguiu uma divisão de apresentações por dias. O primeiro conto foi da Branca de Neve, apresentado elo meu grupo, o segundo conto foi da Cinderela, apresentado elo gruo de Jessica, terceiro conto foi da Chapeuzinho vermelho apresentado pelo grupo de Pablo, o quarto conto foi de Joao e Maria apresentado elo grupo de Luana, o quinto conto apresentado elo grupo de Taiane sobre o pequeno polegar e por último o Gato de Botas apresentado pelo grupo de Darilene.

Na apresentação sobre a Branca de Neve, falamos um pouco sobre o conto, sua origem, a análise que diz da situação inicial do conto “Branca de Neve” acontece com um desejo de uma rainha que desejou que desse a luz a uma menina branquinha coroada como sangue e de cabelos negros. E seu desejo foi atendido. E a menina perde sua mãe assim que nasce e seu pai se casa com uma vaidosa madrasta, As personagens principais são rivais e femininas, mulheres que fazem parte de um mesmo núcleo familiar (madrasta/enteada). A questão do ego, da busca por identidade, aceitação do envelhecimento, do poder, vão sendo retratados em contos em que um espelho é parâmetro para a infelicidade da personagem antagonista. Apresentamos os conflitos, lugar e tempo do conto e também sobre os personagens. Além, de trazer a importância dos contos de fadas na educação e atividade educativa lembrando que está no papel de auxilia as crianças e adolescentes, de maneira simbólica, a superar obstáculos, solucionar problemas, controlar as

Emoções e sentimentos que irão surgir ao longo de suas vidas. A Literatura e sala de aula não podem ser pensadas separadamente, pois, tanto na escola quanto em contato com obras literárias, o aluno terá a oportunidade de desenvolver seu aprendizado.  Comentamos também a respeito as indicações dos contos, Os contos costumam ser iniciados pela expressão “Era uma vez” "Um dia" que indica que o tempo em que o fato narrado ocorreu, num tempo impreciso e indeterminado. Os fatos que acontecem nos contos podem ser vividos por pessoas, animais e, às vezes, até por objetos.

Na apresentação da Cinderela, vimos a situação inicial, conflitos, desenvolvimento e desfecho, narrador, tempo e lugar, os personagens e os elementos com ase na psicanálise. A convergência do conto da cinderela se dá em relação ao pai, que na versão original, o pai dela não morre. Ela vai ao túmulo da mãe e planta uma árvore. Na versão original o baile é em três dias e não em um, como na adaptação. Cinderela, foi chorar no túmulo da mãe e a árvore sacudiu e a cada dia do baile foi com um vestido. Cinderela pulou um muro todos os dias, o príncipe coloca concreto e o sapato fica grudado e a cinderela foge. No casamento de cinderela a pomba deixa as irmãs de cinderela cegas, furando seus olhos, a cegueira representa a cegueira da vida, pois elas tentam se encaixar em um padrão. Fala de esperança, de fé, de maldade humana e da omissão do pai.

Na Chapeuzinho vermelho, vimos a história, críticas e moralidade. A história Chapeuzinho Vermelho é contada e reescrita há séculos. Surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral dos camponeses europeus. Mas o final da história original é triste e violento, no qual o lobo devorava a avó e a neta. E como analise pude ver que a história da Chapeuzinho, coloca frente a frente dois lados: uma protagonista fraca e vulnerável, e um antagonista grande, forte e poderoso. Ao escolher desobedecer a mãe e seguir por um caminho mais longo, Chapeuzinho, sem saber, coloca em risco a sua própria vida.

No conto de Joao e Maria, vimos o contexto histórico, os personagens e a estrutura do conto, e ua analise e simbologia. O conto de João e Maria conta a história de dois irmãos muito pobres, que acabam abandonadas pelos pais em uma floresta. Conscientes dos planos da família, os dois jogam migalhas de pão pelo caminho de modo que, mais tarde, pudessem encontrar a trilha de volta para casa. Nesse conto, muitos elementos psicológicos podem ser analisados. Traz uma narrativa sobre o sentimento de desamparo, a busca por independência, a satisfação, frustração e, por fim, a coragem. Os irmãos simbolizam o lado masculino e feminino, que quando se depara com uma situação de desamparo, tristeza e abandono, se vê perdida diante do "desconhecido". Essa confusão emocional pode ser representada pela imagem da floresta e seus perigos. Interessante observar que as crianças, ao serem abandonadas, se preocupam em deixar pistas para achar o caminho de volta, mas mesmo assim, acabam sozinhas e tendo que se reorientar sem nenhum apoio, somente usando suas próprias capacidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com