TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA - BRANCA DE NEVE

Por:   •  10/5/2016  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  4.745 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA – FGU/UNIESP

ANA APARECIDA GARCIA MARQUES

RESENHA CRÍTICA

 BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

LITERATURA INFANTO JUVENIL – REGINA BREY

UMUARAMA

2016

A Branca de Neve e Os Sete Anões

O conto de A Branca de Neve e Os Sete Anões  foi escrito pelos Irmãos Grimm no início do século XIX, e era um momento em que a burguesia estava aumentando as suas ideias e propagando valores pela Europa, mas, sobretudo, em outros continentes. Tem a sua primeira edição em 1812, narrando a história de uma princesa órfã, chamada Branca de Neve e Os Sete Anões, que foi expulsa do castelo ainda criança pela madrasta que percebe estar perdendo poder do reino para a menina que começa a despontar e a se destacar sexualmente.

Esta sensação de perda de poder é figurativizado pela perda da juventude, ou seja a rainha estava ficando velha e a princesa esta ficando jovem, crescendo, entrando na juventude.  Este é um elemento-chave no conto e é em torno do aspecto que uma nova sociedade iria se organizar a rainha a expulsa.

Conforme os anos passaram não sabe ao certo o quanto que foi alterado a historia criada pelos Irmãos Grimm, mas as mudanças ocorreram em função de uma nova visão de mundo, ou seja, de acordo com um modelo de sociedade que estava se construindo. Neste sentido, coube aos intelectuais da época absorver as narrativas populares e introduzir nelas a ideologia burguesa a fim de popularizar e universalizar o modelo de relações que atravessariam as narrativas ficcionais na modernidade, sobretudo as do período romântico.

Devemos compreender que hoje são considerados infantis, não tinham esse objetivo quando foram criados, para crianças, não tinham intuito de transmitir ensinamentos morais, hoje estas historias são consideradas classicas, pois foram suavizadas e expurgadas, pois em sua original forma os textos traziam muitas doses fortes de incesto, canibalismo, adulterio e mortes hediondas.

A historia da Branca de Neve e Os Sete Anões evoluiu ao longo do tempo e foi perdendo os traços de historia adulta, e passou a ser infantil, um destes traços era que a rainha pediu o coração da Branca de Neve para comer e não apenas para ter certeza de que ela havia morrido; De inicio a bruxa do texto original se disfarça de mascate e leva um laço de fita, amarra-o na cintura de Branca de Neve, este laço faz com que ela fique sem ar, mas ainda dá tempo dos Anões ajudarem-na; Depois a bruxa se disfarça de vendedora de escovas de cabelo e quando ela passa a escova no cabelo da Branca de Neve, ela cai no chão desmaiada, porém os Anões ainda conseguem salva-lá; Por último, a bruxa se disfarça de velha, envenena metade de uma maçã, come a parte boa e da a parte envenenada para Branca de Neve que se engasga.

Nos clássicos a bruxa leva apenas a maçã e já consegue “matar” Branca de Neve. Outro traço que também foi mudado, é que um príncipe beija a Branca de Neve e ela retorna a vida, no conto original, na verdade, quando eles estão levando o caixão dela para um reino, um dos Anões tropeça o caixão cai e o pedaço de maçã que estava na garganta da Princesa sai. E a bruxa não cai de um penhasco como nos clássicos infantis hoje, na verdade ela torpeça em um par de botas de ferro em brasa enfeitiçado que as fizeram-na dançar a noite toda até a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (309.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com