TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE SUMARÉ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL

Aluno (a) MARIA APARECIDA DE CAMARGO

PROFESSOR ORIENTADOR: Ana Julia Fagá de Almeida

SÃO PAULO

2013

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1- CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA.

Escola Estadual Castro Alves

A Escola Estadual Castro Alves, está situáda em São Paulo, localizada à Rua Francisco Bruno, nº67, Vila Mariza Mazzei, São Paulo, CEP 02432-070, atende a uma população de recursos razoáveis de classe média que residem nos bairros Vila Maria Mazzei, Lauzane Paulista, Mandaqui, Santa Terezinha e proximidades.

A Escola Estadual Castro Alves, garante no mínimo de 200(duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, e atende aproximadamente 1200 crianças, de 07 a 22anos aproximadamente, distribuídas em Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, nos períodos (manhã, tarde e noite).Ela está inserida em um local privilegiado, uma vez que todos os recursos possíveis estão disponíveis e bem próximos de nossa clientela facilitando o acesso ao bairro a diversos pontos de São Paulo.

O bairro no qual a escola está inserida compõe-se de farmácias, bazar, papelarias, supermercados, bares, feira livre, bancos, agências de automóveis e hospital e Shopping Santana Parker. Na rua paralela e ao lado, existem pontos de ônibus e várias linhas de ônibus que vão do bairro até Santana, Santa Cecília, Shopping Center Norte e Santana Parker.

Em relação aos recursos de saúde do bairro, existe o Hospital do Mandaqui, que fica nas proximidades da escola, com atendimento de várias especialidades ambulatoriais, pronto socorro e exames.

As ruas ao redor da escola são asfaltadas, com água encanada e saneamento básico. Existe um bom comércio ao redor da escola, com várias churrascarias, bares, restaurante e padaria.

Aprendendo sobre a escola

A Escola Estadual Castro Alves, é uma instituição do estado, fundada em 26 de julho de 1951, por ato de 26, publicado no DOE em17/07/51 e instalado a 01/08/51 de 1951 a 1966. Em 1968, passou a ser GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES. Com o decreto lei n. 9657/67, passou a ser denominado GINÁSIO ESTADUAL DE LAUZANE PAULISTA, em 02/03/68. 1967 a 1974. A partir de 03/12/74, Lei 556 passou a ser EEPG PROFESSORA JOSEFINA MARIA BARBOSA e pela Resolução 24 publicada em 29/01/1976, passou a ser denominado EE CASTRO ALVES, e a partir de 02/01/1992, através da Resolução SE 11 e 12 de 24/01 DOE 25/01/92, passou a ser denominados EEPSG CASTRO ALVES e, finalmente, a partir de 28/01/98 passou a ser denominado EE. CASTRO ALVES. Atualmente a escola atende Ensino Fundamental Ciclo I e II e Ensino Médio, funcionando em dois períodos, diurno e noturno, que se divide em três turnos: manhã, das 07 às 12h20, tarde, das 13h00min às 18h30min, e a noite das 19h00 às 23h00, com uma média de 1.387 alunos matriculados, a escola está inserida em uma comunidade de recursos satisfatórios.

Os alunos são participativos nas ações culturais, campeonatos, concursos e principalmente no Programa Escola da Família, aos finais de semana. A escola conta com boa estrutura física, salas amplas, arejadas e espaços adequados à clientela. Constatamos que os mobiliários estão de acordo com as faixas etárias, contendo materiais diversos, e adequados para o trabalho pedagógico.

A escola dispõem de portão automático que da acesso ao estacionamento utilizado pelos professores, dando acesso ao pátio, quando não utilizam o portão principal.No pátio, temos a cantina, cozinha, refeitório, e elevador, este é utilizado durante o ano letivo, nas eleições por idosos e por pessoas portadoras de deficiência.

Quem abre e fecha os portões da escola, para a entrada e saída dos alunos são os inspetores de alunos. A rua da escola não é muito movimentada, porém as ruas paralelas e transversais, o movimento é intenso, de transeuntes, carros e ônibus.

As crianças chegam à escola, a pé, outras de peruas particulares e algumas com veículo próprio.

Durante o dia, em horários alternados, a Ronda Escolar transita pela região da escola, e a cada parada assina o livro de presença. Quando necessário assina o livro de ocorrências que fica na secretaria da escola.

ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL.

Edifício escolar

O prédio possui uma área de 5.851 m², em dois pavimentos com área coberta de 5.851 m². Atualmente as condições físicas do prédio escolar estão em bom estado de conservação, pois sempre que necessário faz-se à manutenção do mesmo.

Dependências

A escola castro Alves, possui 17 salas de aulas; 1 sala de diretor, 1 sala da coordenadora, 1 almoxarifado,1 sala dos professores, 1 sala de vídeo, 1 sala de informática,1 secretaria, 1 biblioteca,1 cozinha, 1 dispensa, 1 cantina, 1 sala de educação física,1 sanitário de professor, 1 sanitário de professora,1 sanitário de alunos(masculino),1 sanitário de alunos(feminino),1 pátio coberto,1 quadra coberta,1 zeladoria,2 Bebedouro coletivo com 9 torneiras

Mobiliário

Carteiras

A escola tem 1.600 cadeiras, tipo estudante em bom estado de conservação.

Mesas

A Escola contem 27 mesas, tipo escritório em bom estado.

Armários

A escola dispõe de 17 armários, tipo almoxarifado em ótimo estado de conservação e 02 armários embutidos.

Recursos Financeiros

A escola dispõe de recursos próprios como: conta da APM, que serve para a manutenção da escola, compra de equipamentos, materiais didáticos e pedagógicos, pagamento do contador, pequenos reparos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com