TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E O COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS NAS INSTITUIÇÕES FRENTE ÀS MUDANÇAS

Por:   •  17/11/2022  •  Monografia  •  5.499 Palavras (22 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A COMUNICAÇÃO E O COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS NAS INSTITUIÇÕES FRENTE ÀS MUDANÇAS

                                                                        LUANA ROCHA PIRES

MOGI DAS CRUZES/ SP

 2020

FOLHA DE APROVAÇÃO

Luana Rocha Pires

A COMUNICAÇÃO E O COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS NAS INSTITUIÇÕES FRENTE ÀS MUDANÇAS

Artigo apresentado ao Curso de Especialização em DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA da Universidade Braz Cubas, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

 Prof. Me. André Luiz Osvaldo Herzer

___________________________________

Nome completo do orientador

____________________

Nome completo do coordenador

Mogi das Cruzes, 21  de Maio  de 2020.

RESUMO

O objetivo deste artigo é relatar a importância da comunicação frente às mudanças no ambiente organizacional. O método utilizado é de pesquisa qualitativa, baseado em estudos bibliográficos. A comunicação é o fator fundamental para o sucesso de qualquer transformação que possa ocorrer no ambiente de trabalho. Todavia, as instituições por muitas vezes falham no trato da aplicabilidade, nos procedimentos comunicativos, o que ocasiona um desconforto no comportamento das pessoas e prejuízos no desenvolvimento das atividades de cada colaborador. Os resultados e discussões do presente trabalho indicam formas de amenizar essa falha, a fim de contribuir para a compreensão dos elementos básicos para uma excelente comunicação nas instituições e indica a importância do gestor no que se refere ao desenvolvimento das mudanças no meio institucional.

Palavras-chave: Mudança; Comunicação; Comportamento; Aprendizagem; Humanização.

ABSTRACT

The purpose of this article is to report the importance of communication in the face of changes in the organizational environment. The method used is qualitative research, based on bibliographic studies. Communication is the fundamental factor for the success of any transformation that may occur in the workplace. However, institutions often fail to deal with applicability, in communicative procedures, which causes discomfort in people's behavior and losses in the development of the activities of each employee. The results and discussions of the present work indicate ways to alleviate this failure, in order to contribute to the understanding of the basic elements for an excellent communication in the institutions and indicates the importance of the manager with regard to the development of changes in the institutional environment.

Keywords: Change; Communication; Behavior; Learning; Humanization.

1-INTRODUÇÃO

As organizações passam constantemente por transformações de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica e humana. Essas são capazes de gerar impactos em partes ou até mesmo no conjunto da organização, para isso se dá o nome de mudanças organizacionais.

        A mudança organizacional é um processo contínuo de construção e reconstrução do significado da organização, com o qual se busca aperfeiçoar sistemas, processos, políticas e práticas que fazem parte da gestão em desenvolver as competências pessoais e organizacionais. Esse estudo abordará o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho em relação às mudanças que ocorrem de forma acelerada e como a comunicação em relação a essa transformação afeta o indivíduo e organização.

        O objetivo deste trabalho é esclarecer ao gestor a importância da comunicação dentro de uma instituição de ensino quando essa passa por mudanças, as causas que levam os empregados a insegurança no seu trabalho e o porquê da necessidade de adequar a comunicação entre os departamentos para que o desenvolvimento de todas as atividades ocorra com sucesso.

        O modo que as mudanças e a comunicação serão implantadas dentro de uma instituição de ensino deve ser avaliado, pois é de extrema importância que ocorra um desenvolvimento de comunicação eficaz, porque a comunicação transfere as informações e a compressão de uma pessoa para outra, onde não existe comunicação, são gerados péssimos comportamentos, o que ocasiona o abalo da própria estrutura organizacional.

 Compreender e gerenciar mudanças são habilidades de grande importância nas instituições. Fazer as pessoas lidarem com as mudanças pede mais ação do que discussão, afirma Heller (1999). A influência da estrutura organizacional voltada à valorização dos comportamentos na trajetória do trabalhador, desde o treinamento admissional até o término da relação trabalhista, gera resultados que ultrapassam expectativas, fortalecem relacionamentos, estabelecem padrões de alto desempenho, direcionam objetivos individuais, aprimoram valores pessoais, geram maior comprometimento e promovem a realização profissional.

Quando uma instituição de ensino resolve inserir um novo processo, esse estará sujeito aos padrões internos já estabelecidos como corretos, ou seja, a cultura organizacional. A cultura organizacional refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da instituição, seus valores e por meio da cultura organizacional são processadas determinadas formas de comunicação e é dentro deste contexto que entrarão novas ideias. Desta maneira para que as novas formas de trabalho consigam os resultados esperados é importante à análise das formas existentes de comunicação.

O estudo apresentará formas de realizar métodos de comunicação, que afirmam o aperfeiçoamento do trabalho, analisar a educação profissional por meios de mecanismos que garantam o aprendizado decorrente das mudanças que atingem as instituições constantemente.

Ao lidar com mudanças organizacionais é de extrema importância o conhecimento das alterações que podem ocorrer no ambiente de trabalho e proceder com meios de esclarecer aos envolvidos um entendimento geral perante as atualizações as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com