TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Por:   •  20/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 11

TEMA: Contação de Histórias

1- TÍTULO DO PROJETO: Construindo o conhecimento através da contação de histórias.

2-PÚBLICO-ALVO: 19 alunos do 3° ano “B” da educação infantil com faixa etária entre 8 a 9 anos de idade.

3-INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ENSINO: Escola Eliel Peixoto de Melo.

4-MUNICÍPIO / ESTADO (Distrito Neves) Jucati- Pernambuco.

5-RESPONSÁVEL LEGAL PELA INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO: Marluce Cândido da Silva- Gestora.

6-PERÍODO DE PRÁTICA: 02/03/2016 a 15/04/2016.

7-CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE:

      A instituição Eliel Peixoto de Melo é uma escola que atende alunos do ensino infantil, ensino fundamental e Educação de jovens e adultos (EJA).

     A escola fica localizada a Avenida Central, s/n no Distrito Neves município de Jucati-PE. O principal da instituição é formar os seus alunos em cidadãos críticos e participativos, afim que possam interagir ativamente na sociedade, proporcionando ao educando uma aprendizagem significativa e de qualidade, pautada nas diretrizes pedagógicas e curriculares, buscando inserir a escola em um contexto político e social, garantindo-lhe assim o exercício da cidadania.      

     Atualmente a referida escola funciona os três horários, tendo como gestora a senhora Marluce Cândido da Silva, a instituição é composta por 392 alunos, 50 funcionários sendo que 24 são educadores.  

     Foi possível observar que a estrutura da escola é excelente sendo composta por 18 amplas e ventiladas salas de aula com carteiras apropriadas e quadro verde. A escola também conta com dependências para a realização de atividades como uma quadra poliesportiva que serve para a prática de aulas de educação física e artes, conta também com uma sala de educadores, salas administrativas, refeitório, cozinha composta pelos utensílios necessários, banheiros, no pátio da escola têm árvores e sobre elas têm bancos onde os alunos sentam-se nos momentos para leitura, ou nos intervalos que tem a duração de 10 minutos em cada turno de funcionamento, vale ressaltar também que a estrutura da escola permite ótimo acesso para locomoção de portadores de necessidades especiais.

     Na entrevista feita com gestora da Escola Eliel Peixoto de Melo a senhora Marluce Cândido da Silva e perguntando-lhe como é o Projeto Politico Pedagógico da instituição, ela explicou que a escola tem seu PPP que rege a instituição de ensino e que foi elaborado com a participação da equipe gestora, dos educadores e coordenadores tendo como filosofia “EDUCAR PARA A VIDA”, falou também que a instituição tem um conselho de classe que é bastante participativo, e que conta com o apoio e a participação dos pais, da comunidade e professores com relação ao ensino e aprendizagem.  Com relação ao apoio dado pela secretaria de educação do município a senhora gestora falou que é excelente visto que, todos os alunos receberam fardamento e todo material escolar necessário dado gratuitamente, é que recebida merenda de qualidade para ofertar aos educandos e é ofertado também  transporte escolar para os alunos da zona rural para que possam vim estudar. Falou que os projetos de aula são feitos de acordo com a necessidade de cada turma e que a partir dessa ideia a instituição realiza também atividades  extraclasse de integração como jogos estudantis, campeonatos de xadrez, palestras  e feiras educativas, que tem o interesse de proporcionar aos discentes momentos distintos e que são de total importância para a aprendizagem.    

     Sobre o nível de evasão da referida instituição falou que o maior índice de evasão encontrasse no projeto de EJA (educação de jovens e adultos) chegando ao nível de 8% ao ano.  

     Com relação à participação dos pais e da comunidade falou que são realizados plantões pedagógicos semestrais, onde esses podem dialogar com os educadores, e que não apenas nesses momentos a participação destes e válida, pois sempre estar disponível para ouvi-los, pois valoriza a participação e opinião da comunidade para o fortalecimento da entidade.

      Analisando a proposta pedagógica foi possível observar que a instituição tem como base as concepções e práticas educacionais, extraídas do cotidiano pelo o conjunto de profissionais da educação que fazem a Escola Eliel Peixoto de Melo, considerando os seus principais objetivos pedagógicos e filosóficos, aliados a necessidade de contribuir com o processo de construção de conhecimento, competências e habilidades dos educandos. Bem como, o redirecionamento do contexto da sala de aula, embasado na necessidade de acesso ao conhecimento útil, valores éticos e o reconhecimento dos direitos políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. Justifica a realização da proposta pedagógica curricular, ora representada, uma vez que na escola se estabelece o trabalho pedagógico, que favorece o enriquecimento da experiência do cotidiano com o conhecimento cientifico, visto que educar pressupõe reunir o conhecimento, a arte e a vida cotidiana. O processo de construção da presente proposta com a participação efetiva dos segmentos da unidade escolar, que traz no seu interior a perspectiva da construção de uma unidade de ação, colocando em confronto as ideias contrárias, não apenas como antagônicas, mas como proposição para a busca de alternativas de mudanças.

     Na legislação educacional, como nas demais áreas da sociedade acontecem rápidas transformações; as quais a escola e educadores precisam acompanhar o ensino fundamental com uma duração de nove anos, com matrícula obrigatória as emergentes no cenário educacional, implantada através da lei de nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, que altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da lei de nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.

     No momento de observação na turma do 3° ano “B” a qual será o público alvo do pode-se observar que as crianças estão fazendo frequentemente o uso do celular e conectados em redes sociais, e na entrevista com a educadora da turma a senhora Gilmara Sobral falou que a maior dificuldade de aprendizagem dos discentes estar na dificuldade de leitura, produção e interpretação de textos, sobre tudo depois da expansão da tecnologia que faz com que os alunos percam um pouco da atração pela leitura e até mesmo a socialização entre os alunos vem sido afetada, falou também que preza  metodologias de aulas que façam com que os alunos se interessem   pela aula e que os façam participar o máximo de vezes, e que no momento seu foco de ensino vem a ser mais ligado com a leitura , e partir disso  surgiu a ideia de um projeto de “contação de histórias” visto que ,  é um método que  têm  o poder de desenvolver  e promover um incentivo a leitura e de atividades de integração  e como uma forma de deixar  a monotonia de lado e explorar  as diversas possibilidades de aprendizagem que o contar de histórias possam  oferecer  e tendo em vista que, a instituição  conta com  vários livros de histórias infantis aos alunos que podem   ser disponibilizados para  contribuir com o êxito   do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com