TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.038 Palavras (21 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                                                                               

            DARCIA DE ALMEIDA

   A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

          SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO

                                                    2022


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                  DARCIA DE ALMEIDA

   A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

                                             

                                             SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO

2022

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor[1], Darcia de Almeida

Declaro que sou autor (a) ¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

O desenvolvimento do ser humano se dá por meio da Arte. Promover arte na educação é possibilitar, é dar liberdade, mas estar atento a reação da criança durante as atividades, observando o processo como recurso, explorando os potenciais de criação para que esta venha a contribuir na aprendizagem. A expressão artística permite a ação entre o cognitivo e o afetivo e quando se fala de crianças pequenas, elas apresentam uma espontaneidade maior, facilitando essa expressão, pois a brincadeira se faz presente o tempo todo e através do contato com as imagens elas se comunicam facilmente através das linguagens artísticas. O estudo proposto busca trazer uma reflexão sobre a contribuição que a arte traz no desenvolvimento da criança, uma vez que o sujeito aprende na interação com o outro e com espaço que convive. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, justificando-se pela necessidade de refletir sobre as contribuições que a arte traz para o desenvolvimento da criança, bem como de análises sobre as diferentes construções, tendo a arte como referência de linguagens que formam expressividade humana, além do aprofundamento teórico sobre o tema. A Arte como forma de linguagem e expressão, necessita ser valorizada e incentivada, pois a mesma auxilia no desenvolvimento e aprimoramento do processo de aprendizado. Com relação à influência da arte no desenvolvimento é notório que a criança consegue liberar suas inibições, criatividade, imaginação e confiança. A Arte como parte do planejamento das aulas destaca-se a importância de explorar o ensino de Artes em suas atividades propostas, com o propósito de favorecer aprendizagens relevantes.

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Arte. Ensino Infantil. Conhecimento.

 INTRODUÇÃO

A Arte possibilita o desenvolvimento criativo e artístico do ser humano, desenvolve sua capacidade crítica e promove a individualidade de cada sujeito, permitindo que este, construa um olhar interpretante e cheio de sensibilidade. No contexto educacional, o ensino de Artes em diálogo com a educação estética, torna-se fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo seus aspectos afetivos, físicos, visuais e intelectuais.

A Arte deve ser introduzida no currículo escolar e vivenciada desde a infância e a escola torna-se assim, um excelente espaço para ampliar e possibilitar experiências artísticas e estéticas junto às crianças. Para que estas experiências sejam realizadas com qualidade é necessário analisar o contexto de ensino e as condições físicas, materiais e pessoal de cada ambiente escolar e a didática utilizada durante as aulas pelos professores da Educação Infantil.

No cotidiano escolar as crianças aprendem a assumir o papel de observador e apreciador dos objetos que as cercam, novas linguagens e formas de expressão e a importância do ensino de Artes na Educação Infantil. Nesta perspectiva, o objeto de trabalho visa conhecer como os educadores da Educação Infantil vivenciam a Arte em no âmbito escolar e como o Ensino de Artes contribui para o desenvolvimento integral da criança.

De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional (PCN), a Arte desenvolve o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a   imaginação e o lado artístico de cada criança.  Compreender a metodologia no Ensino de Artes, que pode influenciar o desenvolvimento criativo da criança e caracterizada pela imposição de atividades já prontas, onde as crianças devem se submeter. O estudo está embasado em conhecimentos históricos, teóricos e as metodologias no que diz respeito ao ensino do conteúdo de artes na educação infantil brasileira.

O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da Arte para o ensino e para a formação humana, num mundo marcado pela tecnologia e   pela padronização, que busca uma sociedade mais reflexiva, crítica e sensível.

Mediante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), almejo mostrar a contribuição da Arte na Educação Infantil, no ensino e aprendizagem da criança, estimulando e incentivando a criança a pensar, agir, sentir e se expressar por meio da Arte, favorecendo o seu desenvolvimento de criação.

Para auxilio no propósito deste trabalho a reflexão sobre a importância e a contribuição da Arte na Educação Infantil, busquei uma base teórica e bibliográfica e baseada nos (as) seguintes autores (as); Paulo Freire (1997), Stela Barbieri (2012), Ferraz e Fusari (1999), Zilma Ramos de Oliveira (2002).

Este trabalho está organizado em três partes.

 No capítulo 1 é abordada a Arte na Educação Infantil e sua importância para o processo de ensino da criança.

No capítulo 2 é apresentada a Arte como conhecimento na Educação Infantil na teoria e prática, o processo de criação da criança na Educação Infantil e as experiências desenvolvidas através das mais variadas formas de expressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com