TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID INTERDISCIPLINAR LINHA DE AÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO (EJA) PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNÍCIPIO DE ITAPETINGA

Por:   •  9/8/2018  •  Artigo  •  5.213 Palavras (21 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 21

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID INTERDISCIPLINAR LINHA DE AÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO (EJA) PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNÍCIPIO DE ITAPETINGA

 


RESUMO

O estudo teve por objetivo analisar a contribuição do subprojeto interdisciplinar Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a escola do campo, procurando descrever como tem ocorrido o processo de intervenção do PIBID na escola e detectar a visão do aluno da EJA sobre a contribuição do PIBID para sua formação. Trazer os pontos positivos e/ou negativos foi necessário, no intuito de ressaltar possíveis benefícios ou maleficies que o programa traz para todos os abarcados. Autores como Gil (2008), Freire (1987 – 1996 – 1999), Pierro (2001), Silva (2012), entre outros, foram indispensáveis para levantamento e análise de dados. A pesquisa foi de caráter qualitativo e permitiu compreender a visão do aluno da rede básica de ensino em relação ao projeto e a contribuição que o mesmo traz para a sua formação. Dessa forma, foi possível ver que o aluno tem notado significativa evolução na aprendizagem, visto que, a metodologia de trabalho é diferenciada da que habitualmente estão acostumados em sala de aula, consequentemente desperta o interesse e o desejo em buscar conhecimento.

PALAVRAS - CHAVE: Aprendizagem; Educação do Campo; EJA.

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

As tentativas de melhoramento do sistema educacional são muitas, como: Projovem, Educação Para Jovens e Adultos (EJA), Todos Pela Alfabetização-(TOPA), Programa Universidade Para Todos (PROUNI), Programa Brasil Alfabetizado dentre outros. A Política educacional que iremos aprofundar neste estudo está relacionada à formação de professores o: Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID).

As política pública base desta pesquisa é o PIBID que busca-se entender quais as contribuições educacionais que se dão por meio dessa política que visam a melhoria educacional do aluno da EJA e do aluno do curso de graduação que faz parte do PIBID.

Dessa forma, a educação diante de tantas outras modalidades que visam facilitar na construção da aprendizagem, e dentre essas, temos a educação de jovens e adultos do campo, que visam educar alunos que não tiveram a formação na idade normatizada pelo sistema regular de ensino. O PIBID possui benefícios que não se restringem somente aos participantes do programa, mas também as escolas parceiras.

Sendo assim, a formação iniciada durante a trajetória acadêmica no programa possibilita o reconhecimento e valorização do docente e permite a reflexão na e sobre a prática, pois valoriza a docência, e nessa perspectiva, contribui para a formação aproximando-o da realidade do contexto escolar, o familiarizando com a didática e metodologia, entre outros fatores.

Para melhor atender esses alunos da rede básica de ensino, fez-se uma parceria com a universidade, onde acolhe os alunos das diversas graduações com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, portanto surgenecessidade de analisar a contribuição do PIBID na perspectiva do aluno da EJA quanto a sua formação acadêmica.

O subprojeto interdisciplinar, linha de ação Educação do Campo – EJA, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, é um programa que visa fortalecer a parceria entre Universidade/Escola. Parceria feita por meio do aluno da graduação e aluno na educação básica, para que haja uma articulação entre teoria e prática, visando à melhoria da educação para ambos os segmentos.

A escolha da temática para realização desta pesquisa se deu por conta das pesquisadoras terem atuado como bolsistas do PIBID, e uma das pesquisadoras ter sido bolsista do subprojeto Interdisciplinar linha de ação Educação do Campo (EJA) despertando assim o interesse por essa modalidade de ensino, que mesmo com tantos avanços e políticas educacionais continua sendo uma modalidade ainda sucateada e marginalizada.

Diante de todo esse questionamento esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a contribuição do programa para a escola da EJA do campo e sua aplicação na educação pública do município de Itapetinga.

O estudo foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa, procurando detectar a forma como ocorre à interação entre a universidade e escola no processo de aplicação e execução do projeto do PIBID. Proporcionando os significados dos fatos observados, onde as pesquisadoras puderam participar, compreender e interpretar as informações evidenciando  parte da realidade que investigada e a dinâmica das relações sociais. De acordo com Marconi e Lakatos (2003), a revisão bibliográfica consiste em buscar os trabalhos acerca de temas específicos que já são de domínio público.

Para atingir os objetivos de investigação foram realizadas observações durante os anos em que as pesquisadoras foram bolsistas do programa e posteriormente a produção e análise do documentário “Três Lagoas: Ao entardecer sempre tem algo bom para fazer” realizado em uma sala multisseriada na Escola Municipal Maria das Graças localizada na fazenda Três Lagoas na zona rural do município de Itapetinga-BA, que possibilitou capturar aspectos que vão além da fala.          

DESENVOLVIMENTO

Um breve histórico sobre a trajetória da Educação do Campo no Brasil

Por muitos anos a população do campo sofreu com a falta de compromisso das políticas públicas referentes à educação rural, caracterizada pelo preconceito, abandono, e pelo pouco reconhecimento e valorização dos educadores, pelo desconhecimento da cultura, dos saberes e da identidade dos homens e mulheres do campo. Realidade essa que ainda permeiam nosso país nos dias atuais.

Durante décadas as escolas rurais ou do campo estiveram submissas aos modelos da educação urbana, modelo este que contribuiu para aumento de preconceitos aos moradores do campo, levando-os a um processo de desvalorização, um sentimento de inferioridade em relação aos que vivem na cidade, fundamentando uma carência de conhecimentos dentro de seus espaços vividos, tornando o currículo da Educação do Campo fragmentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com