TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRÍTICA LITERARIA

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Pensar na crítica literária é ir além do que dizem os textos e até mesmo o senso comum. Fazer uma leitura literária é importante, ter a própria visão sobre os dilemas envolvidos em uma obra é necessário para enriquecer o conhecimento do leitor. No entanto para que se tenha uma leitura e análise bem feita de qualquer obra que seja, levar em consideração as observações feitas pela crítica literária é extremamente importante.

Os manuais de teoria literária servem para nortear o quanto determinada obra alcançou em diferentes quesitos por exemplo. A crítica mostra como compreender se determinada obra corresponde ou não ao período e escola em que foi escrito. Ela analisa de uma forma aprofundada cada detalhe descrito em uma obra literária, analisa aquilo que um leitor comum não é capaz de perceber dentro de uma obra e assim também consiga compreender e perceber quais são os detalhes que chamam atenção a respeito da escola literária vigente no momento em que a obra foi escrita.

A crítica literária entra em ação para melhorar a visão do leitor comum. Pois, segundo (gostaria de saber quem é aquele senhor do primeiro vídeo Val)***

"O papel do crítico é analisar aquilo que outras pessoas não analisam por falta de conhecimento, de capacidade, de traquejo e por falta do domínio dos meio críticos". Ou seja, o crítico é alguém que faz uma crítica literária e para isso ele precisa ter muita cultura para fazer o resumo de um livro ou coisa similar. Uma crítica literária autêntica combina ambos estilos de crítica: metódico e subjetivo.

Basicamente o crítico literário é o sujeito que lê e mostra aos outros como se deve ler. Mostra com profundidade o que é essencial que se chame atenção dentro de uma obra literária.

A crítica não deve ser politicamente correta, ela faz seu papel, sendo voraz ou não com aquilo que escreve. Devido a isso alguns críticos não recebem o devido prestígio e respeito, pois, nem sempre tem suas críticas e ponderações aceitas diante da sociedade e da sociedade literária.

Álvaro lins foi um dos grandes críticos do século passado, uma crítica feita por ele em relação a Jorge Amado, foi considerada dura e severa, mas alguns estudiosos consideram como uma crítica justa.

O crítico então é o sujeito que em virtude da sua formação e dos seus próprio dons vê mais longe que o leitor comum e seu papel é trazer o leitor comum para essa outra visão.

Ter um olhar diferenciado sobre as obras só é possível através do trabalho da crítica pois é através do duro trabalho dela que um leitor comum pode perceber outros olhares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com