TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Intenção Mini Grupo

Por:   •  20/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  2.025 Visualizações

Página 1 de 2

IDENTIDADE E AUTONOMIA

O início do ano letivo nos propiciou o conhecimento das crianças e suas peculiaridades, através da escuta observamos que há um grande interesse das crianças em segurar os pertences pessoais como: mochilas, fraldas de pano, garrafas e copos.

Reconhecer a si mesmo, conhecer a sua capacidade e preferencias é parte do processo de autoconhecimento que experenciaremos ao longo da vida, sendo este influenciado pelos ambientes, relações com o outro e a cultura.

A escola exerce um papel importante na construção da identidade e autonomia dos bebês e crianças.

Em nossa carta de intenção há um eixo que relata sobre a identidade e autonomia.

“ – O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais de dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias. ” (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL VOLUME II, página 11.)

Nesta perspectiva da carta de intenção e escuta estaremos ampliando o repertorio para que as crianças construam identidade e autonomia respeitando o ritmo e a singularidade de cada criança.

Iniciaremos com as propostas educativas a seguir:

- Faremos uma roda de conversa sobre a importância do nome, após as crianças irão informar o nome e faremos a intervenção com as demais informando o nome.

- Cantaremos músicas que incluam o nome das crianças.

- Solicitaremos para que as famílias compartilhem a história do nome da criança.

- Levaremos a criança á frente do espelho e perguntaremos sobre o nome e as partes do corpo, faremos a intervenção se necessário.

- Desenharão o auto retrato.

- Mural com fotos dos bebês, crianças e famílias com o nome.        

 - Narraremos os acontecimentos em tempo real, momentos de interações, troca de fralda, alimentação, apropriações dos espaços da escola, produções e propostas educativas.

- Oportunizaremos situações em que as crianças escolham as brincadeiras e brinquedos preferidos. Sendo assim, se colocando como sujeito singular e expressando as preferências.

- Observaremos as manifestações das crianças através de falas, gestos, ações, caretas e choro.

- Oportunizaremos vivencias para que as crianças reconheçam e se apropriem com autonomia dos seus pertences pessoais e reconheçam o do outro como: procurar a mochila e a garrafa de água, olhar os sapatos e ir pegar o próprio e tentar calça-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com