TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Linguagem

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

 

 

ANACLAUDIA - 8152361

Licenciatura em  

Pedagogia  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTFÓLIO 2 – CICLO 3: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Trabalho apresentado ao   Centro Universitário  Claretiano para a disciplina de Fundamentos da

                 Educação, ministrada pela prof.ª/tutora Amanda

 

                 Cristina Martins Raiz.

 

 

 

 

[pic 2]

 

 Resenha : A importância da escrita na carreira profissional 

 

     

          Nesse texto tecemos considerações sobre a importância de escrever bem para o sucesso profissional. De tal modo, dois aspectos relevantes precisam ser considerados.

O primeiro, apontado pelo professor de Língua Portuguesa e Redação no Complexo de Ensino Renato Saraiva ( CERS), Carlos André Pereira Nunes: “Adequação linguística, ou seja, entender qual é a comunicação da empresa.’ E o segundo ponto, “é a capacidade exigida ao profissional de acompanhar as mudanças ocorridas no mercado de trabalho de forma a se reinventar de tempo em tempo’, segundo afirmou, Leonardo Prudente, o gestor governamental, mestre em administração e instrutor de Linkedin, entrevistado pelo ADM Entrevista.  

 

     Desse modo, é propício destacar o reflexo que há da distância entre a vida profissional das pessoas da leitura e da gramática. De acordo com Magda Soares (1998), “alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado é aquele que vive em estado de letramento, ou seja, é aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde as demandas sociais de leitura e escrita,” Muitas vagas de emprego exigem que os concorrentes elaborem uma carta de apresentação junto do seu currículo. Esse documento deve ser visto como a primeira etapa da entrevista de emprego, em que o candidato deverá expor as motivações, habilidades e qualificações que o levaram até ali e fazem dele um adendo valioso à empresa; e por mais que este candidato seja o mais qualificado tecnicamente para a vaga, ele será desqualificado se não souber expor suas aptidões por meio de uma boa escrita tanto no currículo quanto na carta da apresentação.

 

      Conforme expusemos anteriormente, a importância do tema abordado abrange uma mudança significativa na vida de muitos profissionais, já que estes desejam ter sucesso em suas carreiras. Para aprender a escrever bem é preciso, ante de mais nada, estimular o hábito da leitura; tendo cuidado com o que se lê. Além, de melhorar a escrita, o hábito da leitura, também é capaz de ampliar os seus conhecimentos, tornando-o uma pessoa mais informado, culta e sabendo se comunicar com a linguagem

2

correta de cada ambiente. Mesmo com poucos recursos podemos realizar determinados cursos que nos auxiliam em obter um bom hábito de leitura e de uma boa escrita, como por exemplo a plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem e desenvolvimento do Ministério da Educação) que oferece cursos gratuitos de formação, ofertados em parceria com diversas instituições de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com