TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção Behaviorista

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: MONICA RIBEIRO PEIXOTO DO NASCIMENTO – RA: 8062701

CURSO: LICENCIATURA EM BIOLOGIA

PORTFÓLIO – CICLO 2

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: JAQUELINE BELGA MARQUES

 BARREIRAS, 2018


Possibilidades

Limitações

Behaviorismo

O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). O Behaviorismo compreende o comportamento através das reações, situações, causa e efeito. Sendo assim o Behaviorismo estuda o comportamento através de estímulos e respostas. Ao nível do ensino, explicam as aquisições dos alunos a partir dos acontecimentos externos, como os métodos de ensino e as características estimuladoras do ambiente escolar e familiar. Colocam ainda a ênfase no reforço como determinante da aprendizagem.

A concepção behaviorista a uma pode ser um pouco limitada e simplista do comportamento, não abrangendo muitos comportamentos humanos complexos como o pensamento, a linguagem, emoções e sentimentos. Essas teorias procuram produzir com o ensino um resultado comportamental constante ou invariável, de forma que manipula o individuo , esquecendo o papel do indivíduo e a variabilidade da resposta humana face às situações.

Psicanálise

Uma das contribuições dessa teoria para a Educação inclui  o entendimento do vínculo afetivo entre aluno e professor como forma de facilitar o aprendizado.  

Assim sendo a figura do professor e sua importância para o aluno auxilia no aprendizado. Se um aluno, por alguma razão consciente ou não, não se sente à vontade ou não gosta do professor, inconscientemente ele não consegue autorizá-lo a ensinar-lhe algo.  Se não gosta do seu jeito ou ate da voz do professor haverá, certamente, dificuldades em aprender os conteúdos passados.

Apesar de a Psicanálise auxiliar muito a educação, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno, essa teoria tem sua limitação no que diz respeito justamente na convivência aluno professor, porque se o aluno não gosta ou não tem “amor “ pelo professor ele não deixara ser ensinado, da mesma forma o professor se não tiver uma boa relação com o aluno não saberá ensiná-lo. E Por se tratar de um processo ligado ao consciente ou subconsciente humano, é difícil de descobrir e ajustar o problema ou dificuldade, tornando a escola um ambiente restrito.

Gestalt

As teorias da Gestalt contribuem quanto ao que se refere à percepção, a aprendizagem, o pensamento, a personalidade, a psicologia social e a motivação. Segundo as explicações da Gestalt, os três elementos primordiais da aprendizagem são: aquisição, retenção e transferência. A percepção do aluno é levada em consideração e possibilita o aluno a observa e interpretar o conteúdo através de sua percepção, podendo compreender os objetivos que lhes foi passado proporcionando assim um estimulo a continuidade do aprendizado. 

O Fato do aluno se prender a sua própria percepção, pode fazer com que ele deixar de interpretar de forma mais abrangente o que pode limitar o seu aprendizado.

Humanismo

Nessa teoria o ambiente escolar, através do professor, torna-se mais agradável, onde o aluno se sente à vontade para demonstrar suas emoções, pensamentos  limites, fragilidades  e opiniões, de forma mais simples e democrática sem sofre qualquer tipo de discriminação por isso.Certas aptidões poderão ser desenvolvidas nesse ambiente escolar, como ser mais criativo, e solucionar problemas mais facilmente, por que o professor vai criar um ambiente para que isso ocorra procurando meios de facilitar cada vez mais o aprendizado do aluno.

Nessa teoria, não existem métodos ou uma formula especifica a ser seguida. Por isso o professor deve apresentar simpatia, saber ouvir e se relacionar bem, ter paciência e possui certo conhecimento, criando assim sua maneira própria de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com