TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um olhar behaviorista sobre o projeto “Оlho vivo BH”

Artigo: Um olhar behaviorista sobre o projeto “Оlho vivo BH”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

UM OLHAR BEHAVIORISTA SOBRE O PROJETO

“OLHO VIVO BH”

1

Realizaremos uma abordagem behaviorista para o projeto de lei estadual 15.435, de 12 de janeiro 2005. "O projeto Olho Vivo BH" com intuito de responder as perguntas: Somos realmente fruto do meio em que estamos? Como se da esta mudança de comportamento, isto é feito conscientemente?

“O grupo exerce um controle ético sobre cada um de seus membros através, principalmente, de seu poder de reforçar ou punir. O poder deriva do número e da importância de outras pessoas na vida de cada membro.

Geralmente o grupo não é bem organizado, entretanto, certas agências de controle manipulam conjuntos particulares de variáveis. “Essas agências são geralmente mais bem organizadas que o grupo como um todo, e frequentemente operam com maior sucesso”. (SKINNER, 1953/2000, p.363).

Através da agência de controle governamental é implantada a lei que por definição behaviorista pode ser entendida como:

"A lei é o enunciado de uma contingência de reforçamento mantida por uma agência governamental" (p.370)

. Tem dois aspectos importantes: Ela especifica o comportamento e a consequência que geralmente é de punição.

. "Uma lei é uma regra de conduta no sentido de que especifica as consequências de certas ações quem por seu turno, regem o comportamento" (p.370).

. A decretação de uma lei geralmente estabelece novas prática culturais. Como podemos observar na pesquisa estudada, onde após a implantação das câmeras de monitoramento, os imóveis tiveram valorização de +3,17%, as vendas nos estabelecimentos da área monitorada aumentaram 2,38% e o número de visitantes a esta área subiu 7,94%.

. As grandes maiorias das leis prescrevem formas aversivas de controle. Como é o caso do projeto "Olho vivo BH" que pode gerar multa e apreensão.

_____________________________________

1

Graduandos do curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva

O monitoramento e controle permanente nas ruas de Belo Horizonte, surgiram através da necessidade de proteção aos patrimônios públicos, que sofriam constantemente ataques de vândalo. No entanto, através de pesquisas realizadas por diversas instituições, percebemos que a execução este projeto não apenas cumpriu com seu papel inicial, mas também, atribuiu para mudanças comportamentais nas pessoas que convivem neste ambiente.

Usaremos uma pesquisa realizada pela PUC - Rio onde encontramos estatísticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com