TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança com TDH

Por:   •  18/11/2019  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

CRIANÇA COM TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é conhecido como um transtorno neurológico de causas genéticas aparece na infância e acompanha o individuo por toda a vida. Para os médicos foi considerado como caso psiquiátrico possível de tratamento baseado em medicações, psicoterapia e fisioterapia.

Um dos principais problemas da criança com TDAH é o comportamento no ambiente escolar, tem dificuldades em prestar atenção na aula, obedecer a regras, distrai facilmente e faz várias atividades ao mesmo tempo, porem nenhuma destas atividades estão relacionadas com a aula.

Ao receber um aluno com TDAH o professor precisa ter em mente que a inquietude e as dificuldades em obedecer as regras em sala de aula, não deve ser visto como falta de educação, mas como uma dificuldade que aluno tem e que precisa ser trabalhada dia a dia para melhorar.

As relações interpessoais entre professor e seus alunos e entre aluno e aluno é importante para o aprendizado, pois é nas interações da vida social que a criança aprende.

O professor deve estimular relacionamento interpessoal deste aluno com outros da seguinte forma;

  • Estimular a interação do mesmo com os demais alunos, desenvolvendo atividades em grupo;
  • Envolve-lo em todas as atividades cívicas, artísticas, esportivas e sociais da escola, juntamente com os demais alunos;
  • Adequar à sala em circulo para favorecer a todos o contato visual com os demais colegas e o professor;

Isto ao ajudará está criança a ser inserida junto aos outros alunos, pois devido ao comportamento dele em sala os outros alunos tende afastar e o professor fazendo isto estará contribuindo que os alunos o veja de outra forma.

O professor deve acolher e manter combinados com a criança com TDAH da seguinte forma;

  • Acolher reservando um tempo diário para ela, seja para acalma-la ou auxiliar nas atividades.
  •  Valorizar cada conquista mesmo que seja pequena, por exemplo, finalizou a atividade proposta.
  •  Explique sempre o que pode e o que não pode ser feito dentro de sala.
  •  Não se irrita quando a criança deixar de cumprir uma regra. Não repita várias vezes que ela errou.
  • Se caso ela descumpri a regra novamente aplique a disciplina que foi combinada.
  • Depois da disciplina dada não fique emburrado com a criança.
  • Elogie quando ela fizer qualquer coisa certa, pois pra ela também é um ganho ter cumprido o que foi determinado.

Estes alunos tendem esquecer ou pular atividade por causa da falta de atenção, fazer etiquetas, iluminar, sublinhar ou colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova faz com que o aluno não esqueça nenhuma parte do exercício.

O professor deve realizar atividades que seja mais atrativa para o aluno, fazendo assim com que ele aumente o nível de atenção na hora da realização da mesma.

O aluno não deve sentar próximo a porta ou janela onde pode causar distrações, o professor deve deixa-lo preferencialmente do lado dele.

O professor deve permitir que o aluno levante em alguns momentos combinados entre eles. Alunos com hiperatividade necessitam de atividade motora em determinados intervalos de tempo, portanto deve oferecer atividades que o mesmo possa se movimentar na classe e em outros ambientes da escola, por exemplo, solicitar que apague o quadro, ir até a coordenação buscar algum material, fazendo com que se movimente e não se distraia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com