TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDH E O FILME O SOM DO CORAÇÃO

Artigo: TDH E O FILME O SOM DO CORAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA Nº3 – Aula tema: Formação dos grupos. Sua transformação em equipe. Da equipe: tipos, desenvolvimento e atuação. Organização: seu conceito e relevância. Liderança. A ética em um mundo competitivo.

Passo 3 - Organizar a argumentação do passo 1 e a comparação do passo 2 em um texto explicativo.

No passo 1visualizamos uma imagem onde fica claro o despreparo da equipe em relação ao trabalho a elesconfiado. Percebe-se que é um trabalho braçal, portanto exige esforço físico de todos, a equipe deve estar mais coesa para garantir sucesso nos resultados, sem sacrificar algumas pessoas enquanto outras aproveitam a famosa folga social, portanto o grupo está disperso, ninguém está trabalhando, um grupo observa a acirrada discussão de dois operários, talvez por divergirem de opinião quanto a maneira de trabalhar. Podemos observar que falta ali a figura de um líder, que com certeza apontaria o lugar de cada um dentro daquele trabalho, sem direção, os funcionários caminham para o vazio, uma boa liderança deixaria claro a esses colaboradoresa onde a empresa pretende chegar, mostrando a cada um o seu papel e apontaria aos mesmos, de forma clara, simples e objetiva uma direção a ser seguida.A comunicação entre os integrantes do grupo também não é boa pois, dois trabalhadores estão gritando um com o outro, não conseguem chegar a um acordo, perdem tempo, todos para de trabalhar, deixando claro a fragilidade emocional do grupo e a necessidade de um líder entre eles. Não conseguem ser uma equipe, pois, percebe-se com clareza que não foram ajustadas suas diferenças individuais (de percepção, de forma de trabalhar, de relações...). Este é o primeiro passo para o caminho em direção à produtividade da equipe; quando uma equipe amadurece, estas diferenças são colocadas a serviço do coletivo. Além deste aspecto, o verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organização interna de papéis, recursos e dinâmica de funcionamento, acertos de convivência,

As ações de cada um reflete no resultado do trabalho a eles confiado, com certeza esse resultado estará comprometido, devido a falta de compromisso de cada um. Se as ações forem coordenadas por um líder que a estabeleça uma boa comunicação com esses operários com certeza os conflitos seriam resolvidos e alcançariam melhores resultados. Esse líder coordenaria o trabalho da equipe tornando esse grupo coeso, onde os problemas seriam resolvidos por todos, com o diálogo, a compreensão e responsabilidade.

O problema da baixa produtividade ou rendimento pode ser ocasionado por vários motivos como, por exemplo, a falta de interesse das equipes, a ausência do líder, a falta de diálogo sobre como eles teriamque estruturar o trabalho e por não dividirem suas experiências.

Quanto ao trabalho em equipe é importante lembrar que nem todas as empresa conseguem transformar seus grupos de trabalho em equipe, falta coesão, objetivos comuns, comprometimento de todos.Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, alcançar o tão almejado sucesso. Uma equipe divide não somente vitórias, mas também fracassos, muitas empresas conseguem no máximo formar grupos e não equipes, cada um trabalha individualmente, realizando apenas sua tarefa, sem se preocupar com o companheiro.

ETAPA Nº 4 – Aula tema: Administração e processo decisório nas organizações. A nova administração: conceitos e resultados pretendidos. A nova administração: indivíduo e auto atualizado e/ou feliz. A nova administração e a responsabilidade social. Comunicação.

Passo 3 – Reler a produção das Etapas anteriores e elaborar o Relatório Final em formato acadêmico para entregar ao professor da disciplina. O relatório deve seguir a estrutura de trabalho acadêmico e conter de 3 a 5 páginas.

O estudo do comportamento organizacional para um administrador dentro de uma empresa é fundamental para entender atitudes dos colaboradores, individual e em grupo. Podendo com isso refletir sobre o comportamento de cada um, incentivar as atitudes positivas e procurar mudar aquelas que prejudicam o bom andamento da organização.

O Comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e de seus impactos no ambiente da empresa, e como eles se comportam e a partir desse comportamento passa a desenvolver métodos para a melhoria desse indivíduo dentro de uma organização. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois faz uma reflexão do trabalho desses líderes e possibilita a estes a possibilidades de prever e evitar problemas individuais ou coletivos entre colaboradores.

No nível individual, verificam-se as expectativas, a motivação e as competências individuais que os colaboradores demonstram através de seu trabalho. No nível grupal estudam-se a constituição das equipes, os papeis desempenhados e as interações comunicacionais deles provenientes, além da influência do líder neste contexto.

Muitas vezes as mudanças vêm acompanhadas da necessidade de romper paradigmas para atingir seus objetivos, portanto temos que ter uma visão sistêmica diante das situações que surgem diariamente. Esse pensamento sistêmico ou visão sistêmica serve para mudar o paradigma em que todos viviam. Entende-se a partir de pensamento sistêmico, que nós os seres humanos encontramos uma forma de entender os sistemas - problemas divididos - que nos cercam, ou seja, estuda o problema por partes. A mudança sempre é necessária, pois faz parte da natureza humana a evolução, a partir do princípio na qual, tudo a nossa volta muda e que nós nos moldamos sob esses conceitos, e que naturalmente nos tornamos parte desse todo. Buscar novas coisas, explorar o inexplorável, porque nós os seres humanos somos curiosos por natureza.

Comportamento organizacional e pensamento sistêmico se completam, pelo fato de terem uma visão aberta sobre os problemas que geram dentro de uma organização, isso é muito importante pois, compreendendo melhor as pessoas podemos motivá-las de forma mais adequada a sua personalidade. Para as empresas, isso significa investir em um ambiente de trabalho mais sadio que potencialize pessoas mais conscientes e equilibradas. Os resultados não são passageiros, mas construídos de forma sólida e compensadora. Há uma melhoria visível no rendimento individual e coletivo, aumentando-se o controle do nível de stress,diminuindo-se doenças psicossomáticas, melhorando-se o relacionamento interpessoal, potencializando-se sensações de alegria e bom humor; e juntamente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com