TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criatividade Estimulada Através da Música

Por:   •  5/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

A música como prática cultural da sociedade facilita a execução do ensino e também da aprendizagem, pois, a musicalização consegue fazer florescer o raciocínio lógico, a sociabilidade do aluno e principalmente nesse processo o encorajamento da criatividade é exercido. Na história da música sabe-se que desde os tempos mais remotos a musicalização já era existente, como apenas uma simples manifestação de cultura ou religião de adoração a deuses, porém, com o passar dos séculos a civilização evoluiu e o conceito de música também, surgindo então como uma invicta expressão artística sociológica. No século atual a música é usada para muitos propósitos: religiosos, artísticos, terapêuticos, pedagógicos e afins.  

Uma criança que tem contato direto com a música e seus processos desde a tenra idade tem mais probabilidade de crescer um cidadão com todas as suas capacidades de raciocínio, sociabilidade e coordenação motora bem desenvolvidos. O indivíduo que é incentivado a escrever canções, escutar melodias, ler sobre as notas músicas e absorver as músicas em apreciação consegue ter a mente e o intelecto expandido além de que a musicalização trabalha constantemente a inteligência emocional das crianças pois estimula o cérebro. E a música em parceria com a pedagogia consegue ainda ser uma ferramenta aliada inclusiva, pois é com a ludicidade da música que muitos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) conseguem ser alfabetizados. Vem do educador o interesse e a preocupação de inserir seus alunos nesse contexto de naturalização da música e seus aspectos visto que nem todas as famílias existem na mesma realidade de ambiente, tornando dificultoso a universalização do ensino musical fora do ambiente escolar.

Quando um professor apresenta a seus alunos as melodias, letras e contos musicalizados ele está desenvolvendo o estudo de valores da sociedade em que se vive, oferecendo bem-estar, estimulando também o pensamento crítico e o poder da formação de opinião, fomentando então uma educação aberta a diálogos e libertadora. A educação em conjunto com a música consegue ainda salvar crianças de um ambiente familiar e social quebrado dando-lhes uma chance de criar laços afetivos e exteriorizar suas angustias de maneira positiva. A musicalização na educação inicial consegue trabalhar a cognição e a auto estima das crianças exercendo um desenvolvimento psicomotor e proporcionando o prazer de estudar. O ensino musical não existe para criar no futuro críticos ferrenhos e eruditos, mas sim existe para encorajar o bem estar mental, bem estar físico, crescimento de criatividade, curiosidade infantil, sensibilidade e interesse na expressão própria de personalidade para que os alunos tenham ciência de sua potencialidade como cidadãos do futuro.


[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (232.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com