TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura, Fundamentos da Educação

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FACULDADE DE MATEMÁTICA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO IV

Professora: Zenilda Botti Fernandes

Disciplina: Fundamentos da Educação IV.                                                            

Polo: Tucumã – PA                                                                                          Data: 01/09/2018

[pic 2]

Responda as questões abaixo se baseando nas aulas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08.

1ª) Qual o significado de cultura e sua importância. (1,0 pt)

        

Apesar de não poder ser resumido somente a essas características, o termo pode ser exemplificado como ideias, valores, práticas, que produzem a cultura pelo meio social em cada coletividade, e estabelece os padrões que os indivíduos devem aprender. A cultura é dinâmica e varia de acordo com a sociedade e ao longo do tempo, e possui grande importância, já que é ela que determina em maioria, o conjunto de elementos e costumes que compõe a vida do ser humano.

        

2ª) Qual o significado de etnocentrismo e as consequências. (1,0 pt)

        Segundo os antropólogos, etnocentrismo constitui a suposição de que um padrão cultural é, por si só, superior a outro, seja dentro de cada coletividade, seja em comparação com outra sociedade. Isso significa dizer que cometemos um grave erro ao tomarmos a cultura própria como o centro do mundo, desvalorizando as demais, isso traz como consequência a geração de conflitos e outras problemáticas.

3ª) Dê a definição de: Cultura erudita, Cultura popular, Cultura de massa. (0,75 pt)

        

        Cultura erudita pode ser entendida como aquela que constitui a produção do ambiente e sua manifestação relacionadas aos mais ricos, poderosos e educados da sociedade, pode ser considerada uma cultura advinda do estudo. Cultura popular é aquela produzida e consumida pela parcela considerada inferior da população, e que compõe sua maioria, seus hábitos, costumes e valores são tidos como pouco refinados. Já cultura de massa adveio com a expansão midiática, quando as informações, antes limitadas à elite e à classe média, chegaram à população em geral. Assim nasceu a cultura de massa, que se difundiu para todas as camadas, tornando-se um tipo unificador de hábitos e valores sociais. A cultura de massa passou então a ser produzida de maneira industrial: racionalizada, serializada, diversificada e administrada por grandes complexos empresariais, do mesmo modo que outras mercadorias destinadas ao consumo em larga escala, como roupas, automóveis etc.

4ª) Que tipo de manifestação cultural é predominante na sua comunidade? Dê um exemplo. (1,0 pt)

        A comunidade que faço parte, por ser formada por pessoas das mais diferentes regiões do País possui uma grande gama de manifestações culturais, que se unem com as já presentes, que possuem uma forte representatividade, a manifestação cultural indígena pode ser o exemplo de uma delas, fato esse que se observa a cada festividade anual realizada.

5ª) Estabeleça a diferença entre cultura patente e cultura latente no contexto escolar. Dê um exemplo de cada. (1,5 pt)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com