TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dialogicidade e Freire

Por:   •  6/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Pelotas

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Tutora Presencial:Cátia Cilene Azeredo dos Santos Alves

Alun(o): SANDRA LEBED

A DIALOGICIDADE& FREIRE

O livro Pedagogia do Oprimido do conceituadíssimo Paulo Freire trása reflexão sobre a importância daeducação libertadora, onde não existammais opressores e oprimidos, é necessário, o despertar de consciência. A Pedagogia do Oprimido é uma pedagogiaproblematizadora, e pode ser vista como a pedagogia do homem, onde somente ele pode se fazer generoso, acabando assim, com a desumanização que destrói. Paulo Freire em sábias palavras coloca que o ensinar a não pensar é algo puramente planejado pelos que estão no poder, para que possam ter em suas mãos a maior quantidade possível de oprimidos, que se sentindo como fragilizados, necessitam dos que dominam para sobreviverem. Mas como poderá o homem sair da opressão se os que nos “ensinam” são também aqueles que nos oprimem? No desenvolver de seu livro, Paulo Freire procurar conscientizar o docente do seu papel problematizador da realidade do educando.

O capítulotrês, trás a essência e a importância da teoria freiriana, ou seja do diálogo que emerge a partir da prática liberdade. O dialogoFreire trata como um Fenômeno Humano, e as palavras são transformadoras do mundo. Destaca também que é através do diálogo que se fundamenta o pensamento critico, e que é através deste também quese começa a busca dos conteúdos programáticos que para educador e educando juntos possam problematizar e encontrar soluções.Não há como questionar sem diálogo, dialogarneste sentido, significa expor-se em público, combater a imposição de conteúdos e ajustar coletivamente a compreensão dialética do conhecimento problematizado, por novas vias de esclarecimento.Para o educador-educando, dialógico,problematizador, o conteúdo programático da educação não é uma doação ou uma imposição- um conjunto de informes a ser depositado nos educandos mas a devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada.Freirediz em sábias palavras que quando não há dialogo , não existe respeito. Mas não basta palavras sem ação reflexão/ação, por isso a comunicação entre professor /aluno deve estar em constante construção. É através do diálogo que se constrói oconhecimento, é da troca de saberes, do ensinar e aprender diariamente que nos tornamos seres dignos de ser chamados humanos.

Complementação :

Paulo Freire, um dos mais importantesmarcos da história das ideias pedagógicas da contemporaneidade, enfatizou que a educação não é neutra, mas um ato político, o que implica em pensar que tipo de homem,de formação e que tipo de sociedade nós queremos. Nem toda educação como ato político é transformadora. Para Freire, é através do diálogo que se dá a transformação do homem; diálogo é o caminho que faz o ser humano buscar a liberdade e rejeitar a manipulação.

O diálogo pretendido por Freire como prática educativa – que é diferente do suposto diálogo vertical proposto pelas elites, que impossibilita a manifestação do sujeito-aprendiz – é um ato de respeito aos educandos. É preciso existir uma relação democrática entre professores e alunos, mediada por um diálogo que respeite a leitura de mundo do educando, reconhecendo dessa forma, a historicidade do saber

.Desta forma, inserido no paradigma da complexidade, o processo de ensino-aprendizagem deveria se fundamentar nas seguintes proposições:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com