TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática Hoje Reinventando Caminhos

Por:   •  20/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.044 Palavras (33 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

A Didática Hoje: reinventando caminhos

Vera Maria Ferrão CandauI Adélia Maria Nehme Simão e KoffI

IPontifíciaUniversidadeCatólicadoRiodeJaneiro(PUC-Rio),RiodeJaneiro/RJ–Brasil

RESUMO – A Didática Hoje: reinventando caminhos. Trata-se de refletir acerca de caminhos possíveis para reinventar a escola e a Didática, tendo presente estudo de caso realizado em uma escola particular do município do Rio de Janeiro e que, optando por desenvolver seu trabalho centrado em projetos e orientado por uma perspectiva intercultural crítica, promo- veu uma ampla reorganização de: tempos e espaços, ofício de aluno/a e de professor/a, conhecimentos, currículos, práticas para aprendizagem e ava- liação, ritos, estratégias de gestão, entre outras dimensões que entendemos configuram o formato escolar. São reflexões que, longe de esgotar a temáti- ca ou serem prescritivas, têm como objetivo oferecer contribuição para os avanços do conhecimento no campo.

Palavras-chave:  Educação Intercultural. Reinvenção da Didática. Traba-

lho Centrado em Projetos.

ABSTRACT – Didactics Nowadays: reinventing ways. This article aims at reflecting on possible ways to reinvent school and Didactics. This is a case study at a private school in the city of Rio de Janeiro which option was to de- velop a project-centered work oriented by a critical intercultural perspec- tive. It promoted a wide reorganization concerning: time and space, stu- dent’s and teacher’s roles, knowledge, curricula, learning and evaluation practice, rites, management strategies, and other aspects that we under- stand as part of the school format. These reflections neither aim to exhaust the theme nor to be prescriptive. The goal is to offer a contribution for ad- vancements in the field.

Keywords: Intercultural Education. Reinventing Didactics. Project-Cen- tered Work.

[pic 2]

Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 329-348, abr./jun. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623646058


329

Introdução

A Didática constitui um campo do conhecimento pedagógico que possui um longo recorrido histórico. De Comênio (1592-1670) e sua Di- dática Magna (1631), a obra considerada referência fundacional da re- flexão sistemática sobre as questões didáticas, muitas foram as contri- buições, discussões e diferentes correntes e tendências do pensamento filosófico, sociológico e educacional que contribuíram para o seu de- senvolvimento.

É possível afirmar que a Didática sempre interagiu com os dife- rentes momentos históricos, com as diversas visões que seus autores tinham/têm do papel social da educação e da escola.

No que diz respeito a nosso país, a produção da área, especial- mente a partir dos últimos trinta anos, tem sido ampla, plural e criati- va. Certamente a década de 80 significou um marco muito importante para este campo de conhecimento e criou uma convergência em torno da perspectiva crítica, sem que este fato significasse uma homogenei- zação de enfoques e preocupações.

Maria Rita Sales Neto de Oliveira, integrante da mesa redonda, no X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), reali- zado no Rio de Janeiro, em 2000, dedicada à análise dos então pratica- mente 20 anos de realização dos ENDIPEs, afirma em relação à década dos 80:

Pode-se constatar, então, o fato de que, para além das di- ferentes posições sobre o objeto de estudo da área, o que existe é um grande consenso. Ele se refere à luta em defesa da legitimidade do saber didático-pedagógico, enquanto constituindo um campo de conhecimento e enquanto conteúdo do currículo da formação do educador, no con- texto da luta pela especificidade e importância do papel dos processos da educação e do ensino, no movimento de recuperação e democratização da escola pública e na transformação social (Oliveira, 2000, p. 164-165).

Dos anos 90 até hoje, periodicamente, atores fundamentais do campo da Didática realizaram balanços críticos e reflexões sobre o de- senvolvimento do mesmo. Alguns deles foram: Pimenta (2000; Pimenta et al., 2013); Libâneo (2000; Libâneo, 2008); Candau (2008); André (2008); Gatti (2008); Marcondes e Leite (2011), entre outros.

Diferentes leituras. Enfoques variados. Ênfases diferenciadas. Certamente estes trabalhos evidenciam a riqueza da pesquisa e refle- xão em Didática nos últimos anos.

Partindo do reconhecimento da significativa produção do campo, gostaríamos de assinalar que nos últimos anos emergem buscas para ressignificar o conhecimento sobre Didática, no sentido de construir abordagens e perspectivas que ofereçam elementos para se enfrentar

os desafios atuais da educação escolar. É o que vimos identificando nas pesquisas que realizamos através do grupo que coordenamos, assim como das discussões que temos presenciado e/ou das quais temos par- ticipado em distintos espaços acadêmicos sobre a atual configuração do campo da Didática.

É nesta perspectiva que se situa o presente trabalho que visa con- tribuir para uma reconfiguração da Didática no momento atual. Pre- tendemos discutir as possibilidades e dificuldades da articulação entre metodologia de projetos e educação intercultural, tendo por referência uma experiência desenvolvida no ensino fundamental. Está estrutura- do em dois momentos: a análise de alguns desafios que a educação es- colar hoje apresenta para a Didática e uma abordagem que acreditamos oferecer um caminho inspirador para a construção de uma Didática que favoreça a reinvenção da escola e das práticas pedagógicas: o diálo- go entre a perspectiva intercultural crítica e a metodologia de projetos.

A Didática e a Educação Escolar Hoje

Muitas são as discussões atuais sobre o sentido da escolarização, os desafios que enfrentam os sistemas de ensino, a problemática coti- diana da educação escolar, particularmente o Ensino Fundamental e Médio. Basta ler os jornais diários de ampla circulação e/ou assistir os jornais televisivos para constatar a pluralidade de questões que atra- vessam hoje a dinâmica escolar. A escola está na ordem do dia: univer- salização da escolarização, qualidade da educação, projetos politico-

-pedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade, função social da escola, gestão educacio- nal, sistemas de medição no plano internacional e nacional, formação e condições de trabalho de professores/as, manifestações de violência e bullying na escola, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)   pdf (279.5 Kb)   docx (763.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com