TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade e Diferenças na Eduardo Infantil

Por:   •  1/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Zeila Edine de Lara

Relatório sobre gestão escolar democrática

O Instituto Federal do Paraná, campus Pitanga, no dia 12 de abril de 2021 realizou uma consulta pública tendo como tema o calendário letivo de 2021. Onde todos os alunos, pais, responsáveis e professores foram convidados a participar para poder expor suas ideias e poder decidir através de um formulário online criado pela instituição de ensino para saber qual seria o melhor calendário letivo, levando em conta a decisão da maioria.

Entendo como gestão escolar e um conceito de gestão escolar democrática como um processo que não se resume às tomadas de decisão e que é sustentado no diálogo e na alteridade, na participação ativa dos sujeitos do universo escolar, na construção coletiva de regras e procedimentos e na constituição de canais de comunicação, de sorte a ampliar o domínio das informações a todas as pessoas que atuam na/sobre a escola.

A gestão escolar, pelas determinações legais, deve ser pautada pelo princípio e pelo método democráticos. No campo da gestão escolar, muitos são os trabalhos que estudam, descrevem, analisam ou têm em perspectiva formas de se conduzir a política escolar voltadas mais à divisão desse poder, basear as decisões em respeito à regra da maioria é um princípio da democracia forma. A gestão democrática é aqui compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.

Então conclui-se que para obtermos uma gestão escolar democrática em uma instituição de ensino, deve-se haver participação de todo o corpo docente e discente na tomada de decisão para melhor desempenhar uma educação de qualidade promovendo assim a participação de toda a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com