TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO COMO SOCIALIZAÇÃO E INDIVIDUAÇÃO”

Por:   •  14/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

“DURKHEIM: A EDUCAÇÃO COMO SOCIALIZAÇÃO E INDIVIDUAÇÃO”

1. Qual o objetivo da educação, para Durkheim? É o de criar o ’’ser social’’ com base em uma forma de ’’coação permanente exercida sobre a criança’’pelo meio social para moldá-la á sua imagem, e da qual os pais e professores não passam de representantes e intermediários’’.

2. O que demonstra que a educação é um fato social? Basta observarmos que o comportamento das crianças não é espontâneo, e sim ensinado pelo grupo a sua volta, que impõe valores, sentimentos e costumes, como os hábitos de higiene, alimentação, vestuário etc. Quando o processo educacional é bem-sucedido, a coerção que o grupo exerce sobre cada membro nem é sentida, parecendo a todos que são hábitos naturais e espontâneos de cada um.

3. “A educação é um instrumento da consciência coletiva”. Explique.

Porque por  meio do qual a sociedade socializa as novas gerações de acordo com os seus pressupostos morais, religiosos etc .

4. Qual a definição de Educação para Durkheim? A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social.

5. Nas sociedades modernas, a educação integra um conjunto de fatos sociais que promovem o processo de individuação dos seus membros. Como se dá esse processo? Esse processo de individuação faz parte de um amplo processo de transformação ocasionado pela evolução da consciência coletiva de uma solidariedade social de tipo mecânico para uma sociedade estruturada com  base na existência de uma solidariedade orgânica.

6. Quais as diferenças dos processos educativos nas sociedades onde imperam a solidariedade mecânica e a orgânica? Nas coletividades em que impera a consciência colotiva de tipo mecânico, a consciência indivídual é quase inexistente e  não ocorre o processo de individuação. Já nas sociedades  de solidariedade orgânica, a consciência coletiva educa para certa autonomia dos indivíduos quanto ás sua ações, crenças e preferências.

7. A consciência coletiva deve educar os membros da sociedade com base em que tipo de

solidariedade? Numa solidariedade que se desenvolva com base nas diferentes funções desempenhadas pelos indivíduos, e não com base em sua igualdade.

8. Qual a diferença entre educação e pedagogia, para Durkheim? A primeira, nomeia o processo de socialização dos membros de cada sociedade desde o seu nascimento e pode ocorrer mesmo que as gerações adultas não tenham parado para refletir sobreas características da formação que pretendem destinar aos mais jovens. A pedagogia, Durkheim a define como uma orientação consciente da educação educativa sistemática que visa formar as novas gerações.

9. Quais os problemas trazidos pela divisão do trabalho social no processo de consolidação

dos vínculos sociais entre os indivíduos? Que tipo de educação isto exige? Na medida em que a sociedade passa a funcionar como um todo orgânico, cada órgão começa a desenvolver certa autonomia e o contato direto entre os produtores e os consumidores deixa de existir. Segundo Durkheim . o produtor não consegue mais abranger o mercado pela visão ou pela intuição. Em consequência, aprodução passa a ocorrer de forma anárquica, sem freios  nem planejamento. Surgindo assim, as crises geradas pela aparênte desconexão entre os segmentos sociais; o mercado amplia-se; aparece a grande industria e as grandes cidades; ocorre a mecanização da produção e a substituição do trabalhador pela maquinaria ; e o operário passa a atuar de acordo com os regulamentos da empresa , sem contato com aquele que o emprega e afastado o dia inteiro da família etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com