TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO COMPARADA

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 1

Educação Comparada

1- Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

R: Educação Comparada tem como objetivo estudar e comparar as diferenças e semelhanças no sistema educacional. Portanto, educação comparada é um meio de investigação científica que se propõe a dialogar com as diversas disciplinas para que se tenha conhecimento nas diversas áreas.

2- Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc - Antonie Julien.

R: É de grande interesse para os Estados Ncionais os estudos da educação comparada, o propósito era de comparar sistemas educacionais, afim de aprender com a experiência dos outros para organizar o seu própio sistema de ensino. O estudo comparado contribui para a formação de especialistas na área educacional. Onde ajuda a perceber as diferenças e semelhanças de um estado para o outro.

3- Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre sistema educativo e outro.

R: A comparação de um sistema educativo com outro dever ter o cuidado que quando comparar não faça nenhum comentário que possa prejudicar ou desfavorecer ou até mesmo humilhar o outro sistema de ensino para que não se sinta oprimido.

4- Qual é o papel da eduacação comparada nesta era da globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

R: Com o processo de globalização vem ocorrendo várias mudanças na sociedade, onde a crescente dos países vem aumentando, pois precisamos conhecer melhor cada tradição de todos os países.

5- Liste as principais ideias do texto de Somers Jones(2009) intitulado "Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana."

R:

Unidade 2

 Educação no Brasil

1- Como está dividido, em niveis e modalidades de ensino, o sistema de ensino brasileiro?

R: Niveis: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Modalidades: Educação Jovens e Adultos, Educação Profissional ou técnica, Educação Especial e Educação a Distância(EAD)

2- Qual a lei que aponta a necessidade e obrigatoriedade de formação em nivel superior dos professores da educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais? Cite e comente o artigo.

R: 5692/71 lei que obriga os professores para uma formção melhor, os professores não podem ficar só no comodismo tem que sempre ir atras de novos cursos, formações a maior aprimoramento do seu conhecimento.

3- Os dados revelam que ainda há no País 1,5 milhão de analfabetos jovens (entre 15 e 29 anos), dos quais 44,8% frequentaram a escola. Ou seja, emerge aqui o problema da baixa qualidade de ensino. (Dados da educação no Brasil - 28/01/2010)  - Argumente sobre o problema do analfabetismo no Brasil.

R: O problema do analfabetismo no Brasil é que a maioria das criaças e jovens não tem acesso a educação, são aqueles que moram em zona rural, onde não tem acesso a nada, onde a maioria não tem condições de uma vida melhor. Porém, há um descaso de nossos governadores que deixam eles de lado sem nenhuma preocupação com esse povo que tanto precisa de ajuda assim como na zona hurbana também existe pessoas sem condições a estudo. A grande maioria dos jovens entre 10 a 15 anos tem que sair para trabalhar sustentar a família onde os pais muitas vezes não conseguem sustentar uma casa com 10 pessoas.

4- Atualmente, o Brasil ocupa a 80° posição no ranking da UNESCO na qualidade da educação. Como explicar tal posição? Aponte possíveis causas para baixa qualidade do ensino brasileiro, evidenciando seu posicionamento.

R: A baixa qualidade de ensino no Brasil se deve a falta de recursos financeiros, preccaridade na estrutura das escolas, alunos que dividem seu tempo entre trabalhar e estudar, onde eles não conseguem associar as duas coisa e acabam repetindo de ano, a cor, o nivel de renda a moradia isso tudo influencia na baixa qualidade de ensino. O nosso País precisa e muito melhorar para isso precisa que ambas as partes alunos, professores, governadores façam sua parte para que possa melhorar.

5- Selecione cinco dos maiores problemas da educação básica no Brasil, apresentando propostas para solucionar ou amenizar tais problemas.

R: Visão Estrátegica má gestão das prioridades, onde falta interesse de nossos governadores com a nossa educação.

Gestão Pública onde União, Estado e Municipio não se entendem prejudicando o ensino dos alunos.

Fracasso Escolar grande maioria dos alunos não conseguiam concluir o Ensino Fundamental na idade correta, a grande maioria que concluia já ia direto para o mercado de trabalho sem fazer o ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com