TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E O CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL

Por:   •  13/10/2018  •  Monografia  •  6.904 Palavras (28 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 28

A EDUCAÇÃO E O CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL [pic 1]

Marcia de Oliveira[1]

Miriane Torgeski[2]

Rúbia Emmel[3]

Sociedade Educacional Três de Maio [4]

Resumo

Este artigo originou-se a partir de uma pesquisa de TCC (trabalho de conclusão de curso) realizado pelas acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade Três de Maio – SETREM. Esta pesquisa trata da indissociabilidade educar e cuidar na Educação Infantil. Teve como objetivo geral compreender e refletir a indissociabilidade entre educação e cuidado de crianças em Escolas de Educação Infantil, analisando a importância desse processo indissociável para o desenvolvimento cultural e social das crianças. A pesquisa foi realizada em todas as escolas de Educação Infantil da rede pública do Munícipio de Três de Maio. Utilizamos da análise documental para analisar os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas de Educação Infantil, para refletirmos sobre a indissociabilidade educar e cuidar nestas instituições. Utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como caráter descritivo, exploratório e estimulando o pensamento. Na análise de conteúdo dos Projetos Políticos Pedagógicos, emergiram categorias, sobre as temáticas que envolviam a indissociabilidade educar e cuidar na Educação Infantil. Na temática: Concepção de Educar e Cuidar no contexto da Educação Infantil; emergiram as seguintes categorias: “Educar e cuidar são indissociáveis” (PPP4, p.18) “desenvolvimento integral da criança” (PPP5, p.17); “Educar e Cuidar encaminha para a aprendizagem” (PPP7, p. 17). Portanto, na indissociabilidade educar e cuidar realizamos ações pedagógicas integradas ao desenvolvimento da criança, respeitando suas diversidades, os momentos e as realidades da infância.

Palavras-Chave: Indissociabilidade educação e cuidado. Educação Infantil. Formação de Professores.

ABSTRACT

This article originated from a TCC research (graduation work) realized by the students of the course of Full Degree in Pedagogy of the University of Três de Maio - SETREM. This research deals with the indissociability of education and care in Childhood Education. The study aimed to understand and reflect the inseparability of care and education of children in Early Childhood Education Schools, analyzing the importance of this inseparable process for the cultural and social development of the children. The research was realized in all the Childhood Education Public Schools of the city of Três de Maio. The documentary analysis was used to analyze the Political Pedagogical Projects of the Childhood Education Schools, in order to reflect about the indissociability of education and care in these institutions. A qualitative approach was used, with a descriptive and exploratory character and stimulating the thinking. In the content analysis of the Political Pedagogical Projects, emerged some categories, on issues involving the inseparability of education and care in Early Childhood Education. In the thematic: Educating and Care Conception in the context of the Childhood Education; emerged the following categories: "To educate and care are indissociable" (PPP4, p.18); “Integral development of the child” (PPP5, p.17); "To educate and Caring guides to the learning" (PPP7, p.17). Therefore, in the indissociability of education and care pedagogical activities integrated into the development of children were conducted, respecting their diversities, the moments and the childhood realities.

Keywords: Indissociability Education and Care – Childhood Education –Teacher Training

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Infantil, até pouco tempo atrás, era entendida como um espaço onde as crianças eram “deixadas” para ocupar seus tempos e também para que seus pais pudessem trabalhar. Após as creches serem integradas ao sistema educacional, seus paradigmas mudaram, deixando de ser apenas um espaço de cuidados para se transformar num espaço voltado para uma ação pedagógica, onde a educação também prevaleça. Ainda encontramos dificuldades para que ocorra essa mudança, apesar de termos políticas educacionais para a Educação Infantil.

De nada adianta termos Legislação que defenda a educação das crianças de zero a seis anos, se de fato as instituições não efetivá-las. Faz-se necessário repensar e refletir a respeito das ações pedagógicas de forma coletiva entre todos os profissionais que atuam na escola.

Ao ingressar na escola de Educação Infantil, a criança passa a ter o primeiro contato com a vida em sociedade, o que torna de grande importância o papel da escola e do profissional da educação que iria trabalhar diretamente com essa criança, pois caberá a ele com o apoio da instituição conduzir a criança as suas primeiras vivencias sociais.

Foi realizada uma pesquisa sobre a indissociabilidade entre educação e cuidado, pela análise de documentos das Escolas de Educação Infantil da rede pública do Município de Três de Maio, no período de Março a Novembro de 2016. A partir da temática da indissociabilidade educação e cuidado, propomos questionamentos que vêm a longo de décadas provocando discussões nas escolas de Educação Infantil: Qual é a função da escola de educação infantil: cuidar, educar ou contemplar os dois processos em prol da educação plena do indivíduo? Como as políticas públicas trazem a indissiociabilidade do educar e cuidar e como os professores compreendem? Tendo como objetivo compreender e refletir a indissociabilidade entre educação e cuidado de crianças em Escolas de Educação Infantil, analisando a importância desse processo indissociável para o desenvolvimento cultural e social destes indivíduos. Escolhemos pesquisar este tema para analisarmos sobre como esse processo de educação e cuidado vem se procedendo nas Escolas de Educação Infantil e como os profissionais estão abordando essa temática.  

CAMINHO METODOLÓGICO DA PESQUISA

Para a elaboração deste artigo utilizamos a abordagem qualitativa. As informações coletadas são das Escolas de Educação Infantil, onde aconteceu a pesquisa e levou-se em consideração o ponto de vista das professoras.

A abordagem qualitativa apresenta conclusões descritivas, que não resultam da coleta de dados numéricos e análise estatística. É usada para entender mais profundamente um fenômeno, particularmente nas áreas de ciências sociais, quando se desconhece os fatores e variáveis nele envolvidos. (LOVATO, 2013, p.41)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com