TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA EDUCACIONAL?

Por:   •  4/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO 1

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA EDUCACIONAL?

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS

JABOTICABAL

2021

CARVALHO NETO, C. Z; MELO, M. T. Afinal, o que é tecnologia educacional? In: E agora professor? Por uma pedagogia vivencial. Disponível em: http://www.laborciencia.com/site/wp-content/uploads/2011/05/E-AGORA-PROFESSOR.pdf. Acesso em 17 fev. 2021. p.37-50

A tecnologia educacional nunca foi tão falada constantemente, de modo vago e ambíguo. E com a chegada da informática nas escolas, criou-se uma expectativa e dúvida se os computadores seriam realmente uma forma de revolucionar o ensino.

Com o passar de alguns anos descobriram que não era somente ter computadores e softwares, precisava-se de algo há mais para a produção de ganhos significativos nos processos educacionais, contando assim com a utilização de tais recursos. Mas afinal, o que seria uma tecnologia? A tecnologia é uma solução, diante de várias outras possíveis, a um tal problema ou um conjunto deles. E torna-se perceptível que não há somente uma única tecnologia educacional, mas sim tecnologias, ou seja, soluções decorrentes do enfrentamento de problemas. A tecnologia também é apontada como origem grega do termo referência, “o conhecimento de uma arte”, que será a melhor definição, e servirá como base para uma nova concepção operacional para a educação.

Ao longo da história, até hoje, não encontraram uma tecnologia definitiva, pois, ela se aproxima cada vez mais do ideal, digamos que não há uma tecnologia absoluta, completa ou definitiva, pois, tem sido possível atingir soluções cada vez melhores. Mesmo tendo novas soluções com o passar do tempo, não seria possível ter uma afirmação de sua permanência, pois haverá o surgimento de novas soluções que poderão ser mais eficazes, e com isso vir a substituir as já existentes. O que significa que as tecnologias procuram atingir a solução ideal, sem a terem alcançado.

Por muitas vezes observamos que a chegada de computadores nas escolas não tiveram realmente avanços positivos na qualidade de ensino, mas, para que serviria um quadro negro sem registros de ideias e informações, veiculadas pelo professor ou até mesmo pelo próprio aluno? E é através deste exemplo que construímos um conceito vasto e crítico para a tecnologia educacional.

A princípio fala-se sobre mídias, e o que seria ela? A mídia como sua origem sugere “é aquilo que se coloca entre, no mínimo, dois participantes da dinâmica educacional: aluno-professor, aluno-aluno, professor-aluno, aluno-aluno, alunos-professor, dentre outras possibilidades de construção”. Ela é um dos suportes fundamentais para a construção de um conceito mais estruturado de tecnologia educacional. A mídia é todos os recursos materiais, elétricos, eletrônicos e mecânicos que fazem o uso com fins educacionais, como por exemplo, computador, lousa, carteira, ar condicionado e etc. Não são em si uma tecnologia educacional, mas sim, um dos componentes de uma possível tecnologia educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com