TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL DE ARTES

Por:   •  8/10/2018  •  Artigo  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 17

SUELMA CRISTINA BERNARDO DA SILVA (8051575)

JORGE MIGUEL ABSY NETO (8052817)

Artes Visuais, Licenciatura - DGART1801SPOA1O

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL DE ARTES

Tutor: Prof. Halima Alves de Lima Elusta

Claretiano - Centro Universitário

SÃO PAULO

2018


Introdução

A cada dia a tecnologia está mais presente no cotidiano da sociedade brasileira. Conforme uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação – CETIC, apresentado em uma reportagem sobre tecnologia no site G1 (G1, 2017), realizada entre novembro de 2016 e junho de 2017, a internet está presente em 54% das moradias brasileiras e, segundo esse estudo, o número mostra um crescimento de 3% percentuais em relação à 2015.

Temos vivenciado tantos outros elementos relacionados a tecnologia que corroboram o impacto que ela tem, nos mais diversos níveis, sobre o nosso cotidiano. Assuntos como: inteligência artificial, realidade aumentada, robótica e informática, estão presentes em locais e situações da nossa vida, trazendo facilidade na obtenção de informação, respostas instantâneas de uma pluralidade de assuntos, transporte, lazer e a interatividade, seja no aspecto entretenimento como no educacional.

Dentro desse cenário, a tecnologia não pode ser ignorada no âmbito educacional. Instituições de ensino confirmam essa tendência quando enxergam na tecnologia uma ferramenta relevante para o auxílio educacional. Colégios se esforçam para estarem à frente de seus concorrentes, buscando soluções para as diversas demandas, tanto no aspecto administrativo como no pedagógico. Pudemos observar o exemplo no artigo da revista Isto é (SOLLITO, 2017) onde o Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro, remodelou a sala de aula e consequentemente a metodologia de ensino ao colocar um computador para cada aluno.

Essa revolução tecnológica pode ser notada pela velocidade no desenvolvimento de supercomputadores, Smartphones, iPads e Tablets, assim como, na expansão de aplicativos, jogos e materiais didáticos ofertados por empresas geradoras de conteúdo (editoras e startups) demonstrando que essa oportunidade tecnologia não passa desapercebida; pois criam opções para o relacionamento aluno e professor num universo tecnológico característico de uma nova geração de aprendizes. Na robótica, por exemplo, temos ferramentas multidisciplinares onde os alunos põem em prática seu conhecimento teórico (SOLLITO, 2017). Comprovamos o uso dessa tecnologia ao pesquisarmos uma empresa chamada Approva (FRANÇA, 2017), responsável por vários aplicativos voltados ao ensino. Na apresentação da empresa, em seu site, pudemos perceber que ela encara o uso da tecnologia em sala de aula como uma mudança expressiva e que isso tem uma relação direta com a demandas dos próprios alunos que precisam de abordagens inovadoras.

O crescimento tecnológico se desenvolve rapidamente e cada vez mais influência nossas funções cotidianas; cria-se uma real necessidade em se refletir o quanto essa tecnologia trás de benefício ao educador em sua didática. Conforme Bettega: “a escola, mais do que nunca, precisa se apropriar das novas linguagens audiovisuais e informáticas, bem como de suas interfaces, para atender as constantes exigências do mundo que por sua vez, requer uma sintonia cada vez mais afinada com o conhecimento”. Ele continua com: “a escola é, especialmente, o lugar onde tudo isso pode ser sentido e vivido, como reflexo das sociedades em que os jovens estão inseridos”. (BETTEGA, 2010. P. 15)

Assim, buscaremos demonstrar através dessa pesquisa que o uso da tecnologia, assim como em outras áreas, é uma alternativa viável que auxiliará os professores a desenvolverem novas maneiras de transmitir tudo que é pertinente ao ensino da arte. E mesmo sendo uma matéria relacionada à manufatura, onde textura, manejo, cores e sentidos; são importantes passos do aprendizado, o uso da tecnologia não vem excluir os métodos tradicionais de ensino, mas dar a possibilidade de aprendizado, criatividade, conhecimento e dinâmica através de novas ferramentas.

O objetivo dessa pesquisa é destacar a importância do uso da tecnologia da informação no auxílio aos professores nas aulas de artes. O público alvo são professores do 5º. Ano do Ensino Fundamental I.

Delimitaremos a pesquisa na investigação das possibilidades dos tipos de tecnologias da informação aplicadas que possam ser associadas às práticas de ensino de artes na atualidade. Também identificaremos junto à pesquisa bibliográfica como os jogos educacionais, aplicativos e programas podem promover um melhor desenvolvimento no desenvolvimento pedagógico do ensino de artes.

Os processos de ensino-aprendizagem em Artes não são de forma linear como comumente acontece em outras disciplinas. No ensino de artes necessita-se compreender a subjetividade que está por detrás de cada aluno, ou seja, sua particularidade. Também de como esse aluno está inserido no espaço que os rodeia, e como este reflete em suas atividades cotidianas.

Mais que uma disciplina, a arte é uma forma de ver e propor construções humanas que envolvem as ligações culturais, sociais, políticas e históricas. Segundo Pimentel (PIMENTEL, 2009): “lidar com arte vai além das nuances sensíveis, mas também com o pensamento em outro nível que não é o comumente utilizado no dia a dia na escola”.

Loyola (LOYOLA, 2016) nos diz que é entre o final do século XX e começo do século XXI que o processo de construção do capital pensado humano fica mais complexo, e que este é um período ao qual se inicia um levante na utilização de recursos tecnológicos. Desta forma temos uma extensa caminhada tecnológica que nos trazem até a nossa contemporaneidade, permeando toda a nossa vivência pessoal e nossa construção do saber.

Dialogar sobre o uso de tecnologias dentro da sala de aula causa certa estranheza por parte dos professores que prejulgam um resultado não satisfatório com a utilização de aplicações e gadgtes no ambiente de ensino, no entanto, o que vemos são diversas transformações na passagem do conhecimento, utilizando-se dessas ferramentas de forma consciente e educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com