TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL

Por:   •  25/4/2018  •  Artigo  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 12

A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL

JULIANA TERESINHA DE OLIVEIRA[1]

RESUMO

Este artigo trata especificamente da educação no Brasil, seja, educação básica e as três fases da educação imposta na lei de diretrizes de bases da educação (LDB), e principalmente uma breve história da educação escolar indígena, onde trata da escola diferenciada, que foi muito discutida no Brasil no passado e nos dias atuais ainda há esta efervescência ligada aos direitos que nós indígenas enquanto alunos, educadores possuímos, as leis que amparam a nossa educação diferenciada e de qualidade a constituição de (1988), a LDB (1996). Tem como objetivo central, articular opiniões próprias com alguns textos relacionados ao tema principal, trazendo um histórico do passado até os dias atuais dos anseios e das conquistas que tivemos no avanço da educação indígena, seja, através de cursos de Licenciatura Indígenas, formação continuada de professores e de matérias didáticos já publicados e os que ainda estão em construção.

Palavras chaves: Educação Diferenciada; Educação Indígena; Escola; LDB.

1 INTRODUÇÃO

        O conceito de educação engloba tudo praticamente tudo ao nosso redor. Ninguém escapa da educação; em casa, na rua, na igreja, e na escola. De um modo ou de outro, cada um de nós nos envolvemos com a educação, em algum momento de nossas vidas, para aprender, ensinar, para saber e para fazer. Mas paramos para pensar, analisar, que não há uma formo única e nem um único modelo de educação, a escola não é o único lugar onde a educação acontece.[2] Estamos cientes que a educação de uma criança se inicia desde cedo no ambiente familiar.

 Segundo Paulo Freire, a escola tem o objetivo ensinar o aluno a “ler o mundo”, para poder transformá-lo.[3] Para Paolo Freire educar é construir, é libertar o homem do determinismo passando a reconhecer o papel da história, e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual como em relação à classe dos educandos é essencial a prática pedagógica proposta. Ainda, o ato de educar está no sentido mais amplo da educação, que significa os meios em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos a uma nova geração e assim para a nova geração seguinte.

Educar é transmitir valores, é formar pessoas, é edificar caráter. Educar é mais que levar o conhecimento, educar tem a ver com atitude com aquilo que você é, não apenas com aquilo que você tem; pensando na aquisição do conhecimento. Então educar é como você se enxerga neste mundo, e como você vê as outras pessoas, como se comportar. A educação é a transmissão de valores da pessoa de modo integral, tem a ver com a família, pois a família é quem educa. Nos dias atuais há uma discussão em torno desta questão, pois, e muitas pessoas que querem transferir para a escola a atitude, o dever de educar. Mas a educação inicia-se na casa; a escola somente contribui para o desenvolvimento do caráter do aluno.

Há várias percepções e opiniões advindas de cada pessoa em relação ao que é educação? Educação é um elemento básico para que possamos ter uma vida digna, além disso, ela é um direito que todos nós possuímos a partir do momento que nascemos, ele não se limita apenas ao ambiente escolar ele assim como todos os outros direitos humanos ele é interdependente dos outros, e contribui necessariamente com outros direitos educação, trabalho, direito à saúde, a educação está no meio de todos estes direitos entre outros para poder viver plenamente. É um elemento estruturante do ser humano, assim como a família, a religiosidade dos povos do Brasil, que é o que chamamos de cultura; a educação colabora para a formação do ser humano.

Educação também é um compromisso ético, então ao contrário do que muitos pensam que precisamos de educação para o desenvolvimento econômico, mas precisamos investir na educação para o desenvolvimento do ser humano de forma integral, para que os alunos participem da sociedade de maneira consciente, porque só assim ele pode transformar o mundo, se conhecendo e conhecendo o mundo. Educação ela é vital considerando as várias formas e dimensões que ela tem para o desenvolvimento da própria humanidade.

2 EDUCAÇÃO BÁSICA

A origem da palavra educação vem do latim educare, que significa extrair de dentro de si. Em decorrência disso o alvo da aprendizagem está em proporcionar condições para que o indivíduo extraia o conhecimento de si próprio (FREIRE 2004, p. 01).

O conceito de educação básica foi ampliado, a partir da lei de diretrizes de bases da educação (LDB) de 1996. Pois, a lei anterior estabelecida como básica o ensino chamado de primeiro grau. De acordo com a LBD, a educação tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação como um indispensável para o exercício da cidadania, e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, entendemos também como conceito de educação, o ato de educar e instruir e discipliná-los.

Educação básica é também uma educação capaz de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem da criança, jovens e adultos, por meio de conhecimento indispensável para que as pessoas possam encarar suas necessidades básicas em sua frente como: a sobrevivência, o desenvolvimento pleno de suas capacidades, conquista de uma vida e um trabalho digno, uma participação plena no desenvolvimento, a melhoria de qualidade de vida, a tomada de decisões consciente e a possibilidade de continuar aprendendo.

Artigo. 11. Título V. A escola de educação básica é o espaço em que se resignifica e se recria a cultura herdada. Reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprenda a valorizar as raízes próprias  das diferentes regiões do país. (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010).

3 AS FASES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A educação básica está dividida em três etapas: a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio. E esta foi marcada pela monarquia no século XIX negligenciavam e deixaram marcas profundas no desenvolvimento da população brasileira, principalmente por gerar altos índices de analfabetização. Então esse estudo  foi centralizado em diversas regiões do Brasil, com poucas escolas e uma educação excludente e elística, a formação dos profissionais também foi negligenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com