TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  22/6/2016  •  Artigo  •  5.293 Palavras (22 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 22

A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

Ana Cristina Wanderley Silva

RESUMO: Este artigo trata de uma reflexão sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais fazendo um breve histórico visando refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto educacional. A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças educacionais necessárias. A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.   A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

PALAVRAS CHAVES: Educação especial, inclusão ,família, escola

ABSTRACT:         This article is a reflection on the inclusion of people with special needs with a brief historical aiming to reflect on the educational practice experienced daily in the educational context. The reflection is in order to think of the necessary educational changes. Inclusive education comprises special education within the regular school and transforms the school into a space for everyone. It promotes diversity in that it considers that all students may have special needs at some point in their school life. Education is a right for all and should be directed to the full development and strengthening of personality. Respect for human rights and freedoms, the first step for the construction of citizenship, should be encouraged.

KEY WORDS: special education , inclusion , family, school

1 INTRODUÇÃO

A educação é o início de uma vida formal, onde o indivíduo vai começar a trabalhar seus conhecimentos prévios, ou seja, tudo aquilo que traz consigo do meio no qual ele está inserido, pois ela começa em casa com a própria família segundo os costumes e ensinamentos dos pais.

        Sabe-se que a educação para todo ser humano é a base para que o mesmo possa se inserir no meio social, cultural e econômico.

A Educação Especial encontra-se atualmente numa situação de muita sensibilidade, embora sua história recente demonstre o caráter puramente assistencialista e curativo.

Mediante os avanços educacionais a educação especial vem se tornando inclusiva, com isso o que se tem é o aumento de crianças com necessidades especais buscando seus direitos a educação, socialização e inclusão onde o desrespeito e as diferenças estão envolvidos por uma lógica que determina a exclusão de alguns grupos inclusive as pessoas com necessidades especiais. Mas no entanto a situação da Educação Especial ganha mais ênfase e notoriedade a partir da ultima LDB a qual dá a Educação Especial uma dimensão maior. A partir da LDB as pessoas com necessidades especiais ganham direitos e devem ser matriculadas em salas regular de ensino juntamente com as outras crianças.

Esse processo é um grande desafio e por isso o grande interesse em abordar este tema mais a fundo e, portanto o objetivo deste trabalho monográfico e refletir sobre a importância de se trabalhar a inclusão dos portadores de necessidades especiais na Escola Municipal Nice Lobão. Assim para que aconteça de fato o processo ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades especiais é preciso que todos estejam envolvidos nesse processo.

Foi utilizado o método de abordagem Dedutivo e método de procedimento (histórico monográfico e estatístico), visando ter um referencial teórico que permita a reflexão.

E quando todos trabalham juntos em prol de um único objetivo com certeza se terá êxito naquilo que foi proposto e para isso foi realizado uma pesquisa na Escola Municipal Nice Lobão para se ter uma noção da realidade da escola e em cima dos resultados obtidos poder buscar a melhoria do ensino de pessoas com deficiência.

Portanto há uma necessidade urgente em mudar o quadro sobre o ensino-aprendizagem dos portadores de necessidades especiais pois no papel é uma realidade mas na realidade a história é outra bem diferente conforme mostra a pesquisa feita na escola e através deste trabalho realizado poderá se dar início a uma nova historia da pratica pedagógica para os portadores de necessidades especiais e principalmente incluí-los.

2 O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

No final do século XVIII época caracterizada pela ignorância e rejeição do individuo deficiente, mas também foi quando se deu inicio à educação Especial.

Algo interessante na Idade Média aconteceu, dentro da igreja católica era atribuída às deficiências das crianças às causas sobrenaturais como possuídas pelo Demônio e a outros espíritos maléficos e eram submetidas às praticas de exorcismo, já nos séculos XVI e XVII os deficientes mentais eram internados em orfanatos, manicômios, prisões e outros tipos de instituições estatais. Mas através de experiências positivas essa situação começou a mudar, o frade Pedro Ponce de Leon (1509 – 1584) fez um trabalho na Educação de crianças com 12 anos surdas ele é reconhecido como o iniciador do ensino para surdos e criador do método oral.

        No final do século XVIII e inicio do século XIX começa a fase da criação de instituição especializada de pessoas com deficiências, e a partir daí pode dizer que a educação especial teve seu inicio. A educação de crianças deficientes acontecia em escolas fora da cidade, pois afirmavam que na zona rural elas teriam uma vida mais saudável e alegre.

Desta maneira se tranqüiliza a consciência de coletiva, pois estava a proporcionar cuidado e assistência para quem necessitava, protegendo o deficiente da sociedade sem que esta tivesse de suportar o seu contato.  (SOARES, 2006, p. 3)

A pessoa com algum tipo de deficiência era totalmente discriminada. Era excluída da sociedade. Não era vista como ser humano capaz de viver no meio da sociedade dita normal, mas essa situação vai mudando aos poucos e ganhando mais força.

D. Pedro II fundou no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto dos meninos cegos através do decreto Imperial nº 1428 de 12 de setembro de 1854 e em 1957 foi fundado no Rio de Janeiro o Imperial Instituto de surdos mudos, atual I.N.E.S (Instituto Nacional de Educação de surdos) no final do Império e começo da Republica existia no Brasil seis instituições que atendiam deficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (759.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com