TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação inclusiva no campo da educação física para pessoas com necessidades especiais

Artigo: Educação inclusiva no campo da educação física para pessoas com necessidades especiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A inclusão escolar, enquanto paradigma educacional tem como objetivo a edificação de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem estruturas de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos. Deverá ser um ambiente que proporcione alegria e vontade de crescer, amadurecer, vivenciar práticas que visem melhoria na qualidade de vida e ser do educando.

No Art.58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituem a educação como direito de todos, preferencialmente na rede regular de ensino. A lei também garante aos portadores de deficiência o atendimento especializado, consentindo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

A Educação Inclusiva na Educação Física para portadores de necessidades especiais se dá por meio da Educação Física Adaptada. O trabalho pesquisado tem como finalidade mostrar que a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de educação física é algo possível, porém há ainda um caminho longo a ser percorrido. Pedrinelli apud FERREIRA diz que:

A expressão “Educação Física Adaptada” surgiu em 1950, determinada pela American Association for Health, Physical Education,Recreation and Dance (AAHPERD), segundo ele é um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, [...] Percebe que a Educação Física Geral, não atendeu as expectativas dos PNEs, sendo assim a Educação Física Adaptada veio completar essas necessidades, melhorando o atendimento dos NEEs [...] (Ferreira, 2010, p.19).

Observa-se que foi desenvolvido outro termo, Educação Física Adaptada, para complementar as necessidades que a Educação Física Geral não atendeu. Relacionando-se bem com o momento atual da Educação Básica Brasileira, a inserção da Inclusão no ambiente de ensino e a defasagem na capacitação dos professores.

A produção textual trata de uma pesquisa de um aluno do curso de Educação Física da UNB, onde foram entrevistado quatorze professores atuantes na educação física de escolas da Rede Pública do Município de Água Fria de Goiás/GO. Apresenta-se como objetivo específico identificar as dificuldades na preparação dos professores para o processo de inclusão desses alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder as necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco especifico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

Um dos documentos relevantes publicados para a educação especial foi a Declaração da Salamanca de 1994 que reconhece que ainda existem muitas seleções para a inserção dos alunos no ensino regular, surgindo à necessidade de uma “escola para todos” visando ultrapassar preconceitos e garantir o ingresso dos alunos portadores de necessidades especiais no sistema regular de ensino (MAGALHÃES, 2011. p.07).

Muitos são os desafios deparados para a prática de uma Educação Física inclusiva nas escolas de ensino. Perante de tantos empecilhos, pode-se mencionar a falta de preparo dos professores como um dos problemas a ser discutido diante de tal tema.

No trabalho pesquisado revela que dos 14 professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com