TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/10/2017  •  Monografia  •  13.051 Palavras (53 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 53

CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO ESTADO DO MARANHÃO-CEERSEMA[pic 1]

MARIA CÉLIA LIMA VIEIRA

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

ITAPECURU-MIRIM

2017

MARIA CÉLIA LIMA VIEIRA[pic 2]

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada ao Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão-CEERSEMA, como requisito para conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia. Orientador:

Prof. Esp. Milena Lima Rosa Guimarães.

ITAPECURU-MIRIM

2017

MARIA CÉLIA LIMA VIEIRA[pic 3]

A EDUCAÇAÕ INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada ao Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão-CEERSEMA, como requisito para obtenção de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Monografia aprovada em: ______/_______/_______

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________

1°Examinador

Prof. Esp. Milena Lima Rosa Guimarães

______________________________________________

2ºExaminador

                

ITAPECURU-MIRIM

2017

ACRADECIMENTOS[pic 4]

Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pela existência, pois sabemos que é graças a sua misericórdia e amor que estamos neste mundo.

A meus pais, pelo carinho e compreensão demonstrados sempre, principalmente nos momentos de indecisões, fracassos; obrigado, por nunca terem me abandonado, por terem sempre me dado forças e terem contribuindo para essa vitória em minha vida.

Aos meus irmãos, pelo companheirismo, pela dedicação e compreensão, gostaria de dizer-lhes, que vocês formam peças fundamentais para esse conquista, agradeço todos os dias a Deus por ter colocado vocês em minha vida.

Aos colegas e amigos, pelo conforto dos seus abraços, pela força e solidariedade em meus momentos de dificuldades, pelos conselhos e palavras amigas nos momentos de fraquezas em que pensa a desistir, mais sempre encontrava em vocês forças para continuar, obrigado por tudo.

E por fim, agradeço aos meus professores, que sabiamente transmitiram seus conhecimentos, fazendo-me crescer, como profissional e pessoa. Muito obrigado.    

[pic 5]

“Devemos ser a mudança que desejamos ver no futuro”.

Mahatma Gandhi

RESUMO[pic 6]

Esta monografia traz como finalidade alcançar um estudo sobre a inclusão de educandos com necessidades especiais no ensino fundamental. Percebendo que, para assegurar o aprendizado da educação inclusiva é imprescindível reagir além da execução da lei, que motiva que as pessoas portadoras de deficiência apresentem os mesmos direitos humanos e autonomia fundamental com relação a todos os outros indivíduos e, que esses direitos, inclusive o de não ser submetido à discriminação com base nas deficiências, provêm da dignidade e igualdade, de acordo com as leis vigentes como a constituição federal, 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996, a conversão de Guatemala, 2001 e outros. A sustentação legal tende a garantir a estabilidade do aluno deficiente dentro da mesma realidade em que se deparam os alunos considerados “normais”, sem alterar em conta as suas limitações. A problematização do que a escola e seus representantes percebem sobre a educação inclusiva e sobre os seus alunos ditos e marcados como excluídos é fundamental para tornar a política da Educação Inclusiva mais significativa.

Palavras-Chave: Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino Fundamental e Aprendizagem.

ABSTRACT[pic 7]

This monograph aims to reach a study on the inclusion of students with special needs in elementary education. Realizing that, in order to ensure the learning of inclusive education, it is essential to react beyond law enforcement, which encourages people with disabilities to have the same human rights and fundamental autonomy in relation to all other individuals, and that these rights, including Of not being subjected to discrimination on the basis of disability, come from dignity and equality, according to the laws in force such as the federal constitution, 1988, the Law of Guidelines and Bases of Education, 1996, the conversion of Guatemala, 2001 and others. Legal support tends to guarantee the stability of the disabled student within the same reality that the students considered "normal", without changing their limitations. The problematization of what the school and its representatives perceive about inclusive education and its students, labeled and marked as excluded, is fundamental to make Inclusive Education policy more meaningful.

Key Words: Special Education, Inclusive Education, Elementary Education and Learning.

SUMÁRIO[pic 8]

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................09

2 A POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA..........................................................................................11

2.1 A inclusão na escola regular................................................................................15

2.2 O que significa ter um projeto pedagógico inclusivo?..........................................19

3 A EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL......................................................21

3.1 O pedagogo frente à inclusão escolar..................................................................25

3.2 flexibilização e adaptações curriculares...............................................................28

4 REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM VISTA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA..........................................................................................31

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.7 Kb)   pdf (362.7 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com