TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.522 Palavras (31 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 31

FACULDADE ESTACIO DE SÁ DE VILA VELHA

CURSO DE PEDAGOGIA

 

ANDRÉ OLIVEIRA

 

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

vila velha

2016 

ANDRÉ OLIVEIRA

[pic 1]

 

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha como requisito obrigatório para a obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia sob a orientação do Prof. Maria Patrícia Sabadini.

vila velha

2016 

ANDRÉ OLIVEIRA

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá Vila Velha

 

Aprovado em: _________________________

COMISSÃO EXAMINADORA

____________________________________________________

Professor/a orientador/a Mestre João Neto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA

_____________________________________________________

Professor/a convidado/a Mestre Rossieni Sarlo

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA


“A educação é a mais poderosa arma pela

qual se pode mudar o mundo”

Nelson Mandela


Dedico este trabalho a Deus que me deu forças todos os dias para conseguir cumprir este curso em, que faz parte de mais uma etapa em minha vida.


AGRADECIMENTOS 

Agradeço a Deus por me ajudar em mais essa etapa, por ter me dado força para vencer todas as dificuldades e contratempos, que ocorreram durante a duração de todo curso.

Agradeço a faculdade Estácio de Sá que me ajudou em tudo dentro do possível, com conteúdos sempre bem atualizados e laboratórios de qualidade.

Aos professores que com muita paciência, me ajudaram a concluir todas as etapas desta faculdade. Levo comigo na memória todos os tempos bons que tivemos nesta instituição.

Ao meu professor orientador João Neto que com toda paciência e com uma falta de tempo enorme me orientou inclusive fora do horário pelos corredores da faculdade  

A minha querida esposa que abriu mão de concluir seu próprio curso de administração para que eu conseguisse concluir o meu primeiro, devido ao nosso querido filho, que muitas vezes o levamos a faculdade pois não haviam onde deixa-lo me ajudaram em tudo que estavam ao alcance dentro do possível.

Aos meus pais e minha sogra, que sempre se esforçaram ao máximo para que eu conseguisse ser alguém na vida, me dando sempre bons conselhos.

Aos meus colegas de faculdade e amigos que me ajudaram de alguma forma com bons conselhos, e orientações ao longo deste curso.


RESUMO

Esta referida pesquisa tem como objetivo de analisar, a importância da educação para o trânsito como tema transversal, bem como investigar a proposta de pedagogia de projetos, e relacionar a educação para o transito como tema para projeto transversal. A metodologia utilizada foi a análise que abrange a pesquisa bibliográfica já tornada pública em relação ao tema de estudos, desde publicações avulsas, artigos, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa, monografias, teses, material cartográfico, bem como os meios de comunicação. Os aprofundamentos teóricos tomados como uma direção norteadoras desse estudo foram pensados principalmente nas ideias de Herkenhoff (2001), Barbosa (2008), Redin et al. (2012), CTB. (1997), DETRAN-ES. Concluímos então que o professor tem um papel fundamental nos projetos pedagógicos envolvendo a educação para o trânsito pois é o professor quem deve direcionar toda turma para uma educação mais humanizada no trânsito, tendo em vista que deve ser trabalhado nos temas transversais essa educação, para que se alcance resultados mais satisfatórios para um trânsito menos agressivo, é preciso que se fala mais em universidades na formação de futuros professores, nas escolas de ensino fundamental e médio em educação par o trânsito.

Palavras – chaves: Educação. Trânsito. Transversal.

SUMÁRIO[pic 2]

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................    9

2. ENUNCIADO DO PROBLEMA...........................................................................  10

3. HIPÓTESES.........................................................................................................  11

4. OBJETIVOS DE PESQUISA................................................................................ 12

4.1 OBJETIVO GERAL............................................................................................  12

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................   12

5. JUSTIFICATIVA................................................................................................    13

6. METODOLOGIA.................................................................................................   15

7. REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................    16

7.1 AS PROPOSTAS DE TEMAS TRASVERSAIS................................................   16

7.2 A PROPOSTA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS............................................   21

7.3 RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO TEMA PARA PROJETO TRANSVERSAL.....................................................................................  28

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................  33 10. REFERÊNCIAS....................................................................................................34

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (366.8 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com