TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

Por:   •  14/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome:

RU:

1  TEMA[a]

Educação Sustentável

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA[b]

 A Educação Ambiental e Sustentável na Escola do Ensino Infantil

  1. PROBLEMATIZAÇÃO[c]

Diante os desafios ambientais que nosso planeta está exposto, e na urgência de novos caminhos para solucioná-los, é necessária uma reflexão acerca do tema e de maneira com que as crianças desde cedo possam refletir sobre as consequências ambientais dos atos humanos. Tendo isto em vista, podemos analisar sobre como despertar a conscientização pela preservação do meio ambiente, para uma vida sustentável na pré-escola?

  1. JUSTIFICATIVA[d]

 As crianças e os jovens de hoje precisam conhecer tanto as causas e consequências do problema como também entender as razões que permitirão usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente. A importância de se trabalhar a sustentabilidade na escola é o fato de que os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância. Portanto, a escola precisa introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Só dessa forma pode ser possível controlar o impacto dos problemas ambientais nos próximos anos.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL[e]

 Analisar diferentes metodologias para ensinar os alunos a realizar ações sustentáveis.

  1. OBJETIVOS  ESPECÍFICOS[f]

  • Apontar meios para desenvolver o respeito com a natureza no ambiente escolar.
  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes do dia-a-dia escolar.
  • Verificar meios para conscientizar sobre a reciclagem e o reaproveitamento de recursos naturais.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[g]

Durante o período escolar, os alunos têm acesso a inúmeros conhecimentos das mais diversas áreas, desde a fase da educação Infantil os Projetos Pedagógicos das escolas abrangem temas transversais, dentre eles a Educação Ambiental. Tais conteúdos agregam saberes relacionados a toda a vida do aluno mesmo quando este estiver na idade adulta.

A educação ambiental é um processo de transformação e construção de uma boa relação humana com o meio ambiente onde vive e se relaciona. (Talamoni e Sampaio, 2008, p. 12)

Segundo Reigota o meio ambiente é “um lugar determinado e/ou percebido onde estão em relação dinâmica e em constante interação os aspectos naturais e sociais” (2009, p. 36)

Na compreensão de Carvalho a educação ambiental eleva no indivíduo a sensibilização e a capacidade de se fazer uma “leitura do mundo do ponto de vista ambiental”. (2008, p. 79)

Para Dias não existe uma idade específica para o desenvolvimento da educação ambiental dentro ou fora da escola. (2002, p. 67).

Diante estas considerações podemos analisar sobre o quanto é fundamental o trabalho pedagógico que abrange a Educação Ambiental na Educação Infantil. Esta pesquisa será elaborada diante os autores acima citados, entre outros que também dialogam sobre a temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com