TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLARIZAÇÃO DE MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

     

                       

ESCOLARIZAÇÃO E MECADO DE TRABALHO

COLOMBO - PR

2019

POLO COLOMBO

5° PERÍODO

                               ESCOLARIZAÇÃO E MECADO DE TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina Fundamentos teóricos metodológicos do ensino da Andragogia do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

Knaut

Profª. Orientadora: Maria Giovanella

COLOMBO - PR

2019

A relação de escolarização e mercado de trabalho esta diretamente ligada. São muitas as consequências que influenciam a decisão de frequentar a escola. Há um conjunto de fatores relacionados ao sistema educacional, como a provisão de oferta educacional adequada às mudanças no fluxo escolar, à facilidade de acesso, o conteúdo transmitido e sua forma de transmissão. Há outro conjunto relacionado a fatores externos ao sistema. Alguns dizem respeito à vida pessoal de cada jovem, como o valor que sua família e seus amigos dão à educação, enquanto outros dizem respeito à sociedade em geral, como o valor que o mercado de trabalho atribui à educação.

A forma como a escolarização está ligada ao mercado de trabalho influencia diretamente nas politicas públicas destinadas ao sistema educativo, à escola e o conhecimento são resultados da interação social, do individuo como cidadão. Neste processo, a escola se constitui como uma das partes envolvidas em inserir este cidadão no mercado de trabalho.

Sem passar pela escolarização as formas de se inserir no mercado de trabalho são limitadas, e os números de desistências estão cada vez maiores no Brasil. O acesso ao ensino médio permanece limitado. Em apenas seis países latino-americanos a porcentagem de jovens que frequentam o ensino médio (entre aqueles em idade de frequentar esse nível educacional) é inferior a dois terços.

Portanto, a escolarização ainda é a porta de entrada para o ingresso ao mercado de trabalho, pois estão diretamente ligadas, necessitando de ambas para se consolidar.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (398.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com