TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 01

A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL.

Ao lermos o texto Proposta Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental refletimos a necessidade do professor ser um agente de transformação, não apenas repassando conhecimentos (muitas vezes já pré-estabelecidos), devendo assumir o papel de articulador entre sociedade e governos para que as mudanças aconteçam.

O texto também faz críticas sobre as alterações reformas e aperfeiçoamento da LDB, que passam apenas por questões superficiais não atingem a cerne do problema.

A educação é transformadora e libertadora, por isso muitas vezes esta evolução tão necessária é contida por interesse de classes dominantes, e por fim a educação é usada como um objeto de manipulação do materialismo histórico. Há que se entender que a educação muda uma sociedade, a economia e a política; e por isso os interesses políticos envolvidos muitas vezes sobrepõem ao atendimento e melhoria dos processos educacionais.

Mas para que o professor possa romper tais paradigmas se faz necessária a sua constante qualificação e atualização, investimentos e uso das tecnologias, além de ter os subsídios mínimos para ensinar com qualidade. Não basta apenas ampliar a permanência dos alunos no ensino fundamental, ou garantir vagas se este ensino não propicia o bom rendimento.

A pergunta feita no texto e refletida pelo grupo é o que pretendemos como professores, considerando a atual estrutura de ensino aprendizagem. Devemos abandonar a postura pura e simples de “dar aulas”, trabalhar fortemente no aprendizado, aprender e utilizar de tecnologias tornando se um agente de educação. Através da mudança de atitude podemos construir propostas de ensino aprendizagem que superem a mediocridade oferecida atualmente, melhorando sua relação com a sociedade.

Com as mudanças em sua estrutura organizacional no ano 2000 Ministério da Educação (MEC), passou a ter a responsabilidade a política nacional de educação, a educação em geral (exceto a militar). O grande desafio, como diz o novo slogan da “Patria Educadora” é oferecer vagas no ensino fundamental com qualidade, preparando e desenvolvendo os professores.

A sociedade, a família, além do corpo escolar também que se unir a esta missão, discutindo e articulando soluções possíveis de acordo com o contexto social no qual essa escola está inserida.

ETAPA 2

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

Em nossas pesquisas constatamos que a princípio as mudanças atingiriam crianças na faixa etária de 06 anos, pois na fase de implementação da Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, houve muitas duvidas de em que serie matricular estas crianças.

Para o Ministério da Educação-MEC o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental de nove anos é garantir que a criança tem um maior tempo de convívio no ambiente escolar.

Com esta lei temos a vantagem de:

• Oferecer maior oportunidade de aprendizagem;

• Assegurar o ingresso destas crianças mais cedo na escola, para que estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com