TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.866 Palavras (16 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 16

UNiversidade norte do paraná

unopar sistema de ensino a distância

 PEDAGOGIA - licenciatura

JOSILENE XAVIER ARAÚJO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO curricular obrigatorio i:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Barão de Cocais

2021

JOSILENE XAVIER ARAÚJO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO curricular obrigatorio i:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil do curso de Pedagogia - Licenciatura.

Barão de Cocais

2021

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6.        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, no que se refere ao Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil a aluna do 4º período Josilene Xavier Araújo.

Devido à pandemia do COVID-19, o Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil visa aprimorar os conhecimentos relacionados à prática docente no contexto atual. Através da participação no ambiente de trabalho, alunos e professores podem compartilhar experiências mútuas de todas as áreas de atuação da entidade, trazendo a realidade profissional mais perto da vivência dos alunos.

O estágio na Educação Infantil que fora reformulado segundo o novo cenário de pandemia foi de grande relevância para a formação acadêmica, ocasionando à aprendizagem e sensibilidade ao próximo. Esta foi uma experiência que serviu para aprimorar as responsabilidades que os profissionais da educação precisam assumir na prática, mesmo que de forma online. Entendeu-se que é necessário mudar e humanizar o ambiente em questão.

O estágio iniciou-se no dia 02 de agosto de 2021 e se estendeu até o dia 23 de outubro de 2021, abordando as seguintes temáticas: leituras obrigatórias, projeto político pedagógico (PPP), abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC, atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica, conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais e dois planos de aula.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo de referência da autora Juliana Campregher Pasqualini (2010), titulado “O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin” resulta de uma pesquisa de mestrado, um estudo de natureza teórico-conceitual que teve como objetivo investigar e analisar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos, além das concepções de ensino, o estudo ressalta o papel do professor diante da modalidade de ensino da Educação Infantil.

De acordo com o método de ensino do estágio, é compreensível enfatizar a importância da psicologia histórica e cultural de Vigotski, A. N. Leontiev e D.B. Elkonin, ao introduzir os conceitos gerais de desenvolvimento infantil e as particularidades envolvidas na educação escolar nessa idade. A educação infantil tem como foco o processo de ensino e se fundamenta na relação entre educação e ensino. As crianças de 0 a 6 anos precisam ser compreendidas como sujeito e objeto de ensino em diferentes áreas por meio do contato em sala de aula.

Essas relações educacionais e de ensino estão além do escopo da cognição, enfatizando a expressão, o jogo, a criatividade, a emoção, a nutrição, a medicina e a sexualidade. Uma vez definido o plano de ensino, é necessário destacar a dimensão e a relação entre a criança e o meio onde vive.

Dessa forma, a autora enfatiza que os professores não devem ensinar apenas, mas sim limitar-se em acompanhar, favorecer e estimular o crescimento das crianças. Seguindo o ponto de vista de Vigotski, ele propõe métodos para o processo de desenvolvimento e o papel da cultura e das relações sociais no desenvolvimento psicológico das crianças.

Para o pensador, o desenvolvimento constitui duas linhas genéticas: biologia e cultura. Este é um processo de formação no qual a criança forma sua própria personalidade misturando-se entre o plano biológico e o plano social.

Quanto ao ponto de vista de Leontiev, não há presença de estágio e conteúdo cronológico, pois isso depende das condições históricas da criança em que o processo de desenvolvimento ocorre. Em outras palavras, não importa quantos anos a criança tenha, ela depende do conteúdo, independentemente de o conteúdo estar mudando as condições.

Entende-se que o que determina o desenvolvimento da criança é a própria criança, sua vida e sua história, dependendo das condições reais de sua vida. Segundo Elkonin, nem todos os comportamentos dos adultos afetam o crescimento das crianças. O pensador acredita que o desenvolvimento não será refletido de maneira automática, porque as influências externas afetadas pela educação e pelo ensino dependem da maneira do desenvolvimento e do ambiente formado.

Ele enfatiza que, na organização de ensino para alcançar o desenvolvimento psicológico, é essencial proporcionar melhores resultados e influenciar a formação geral dos alunos de acordo com a faixa etária e período de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (321.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com