TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Educação infantil

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

MARIA RITA CONCEIÇÃO SANTOS PINTO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –

Educação infantil

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Esplanada

2015

MARIA RITA CONCEIÇÃO SANTOS PINTO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –

 Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão escolar - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Nayad Pereira Abonizio

Tutor de sala: Luciene Marcelino Santos de Almeida

Esplanada

2015

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO    

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio.........................................................05

        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas............................07

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................09

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Este relatório visa a informar sobre as experiências realizadas na disciplina Estágio Obrigatório curricular de educação infantil, quando se deu as atividades realizadas no segmento Educação Infantil.

O relato destas experiências, neste relatório, busca sistematizar as aprendizagens realizadas nesta prática educativa, através da qual, nós academicos do curso de Pedagogia, empreendemos dar sentido à construção teórico-metodológica, efetivada no curso da disciplina Estágio Obrigtório-I Gestão.

O estágio compreende o trabalho pedagógico no âmbito da educação infantil educacional nas instâncias normativas e administrativas dos sistemas de ensino da educação básica. As vivências aqui relatadas foram realizadas no sexto semestre de 2015, durante o 6º semestre do curso de Pedagogia. Apresentamos a forma como foi realizado o estágio e exploramos a organização de cada etapa que envolveu a preparação, o desenvolvimento das atividades e a elaboração dos relatórios.

A educação infantil é de suma importância estratégica, na transformação de cada individuo dentro da  escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que este ambiente a sala de aula, venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes por acolher as mais diversas realidades da sociedade ou comunidade que está inserida.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos

A escola conta com uma sala de informática, uma sala de recursos multimidia, uma sala de leitura, uma sala para os professores, dois banheiros para alunos, banheiros com adaptação para cadeirante, uma quadra poliesportiva.

 Escola tem muito espaço, as paredes são decoradas, as salas são grandes e iluminadas, a escola não tem auditorio embora seja o desejo dos profissionais deste estabelecimento, ha muitos espaços para construção.

Projetos como Mais Educação são realisados em um espaço da escola em frente a uma árvore. A escola fica proximo uma campo de futebol.

A instituição muito espaço para as crianças brincarem, o patio interno serve para os alunos fazer seu lache já que não há um refeitorio nem mesas para a hora do recreio,  tambem serve para a exposição dos trabalhos realizados na sala de aula, é o lugar onde acontece inumeras atividades. Neste patio as crianças tambem cuidam de um pequeno jardim onde há uma mini horta. O patio externo é grande, o chão está sempre limpo, o campo de futebol é usado e esta ao lado da escola dentro do terreno e não é coberta, esta campo é aberto a comunidade mediante solicitação previa, a escola ocupa o centro do terreno em que foi construida, não há muros, o solo é rigido e barroso.

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

A Escola Municipal Hosana Dantas Pimenta, está situada  na Rua do mucambinho  S/N, Centro, Esplanada /BA. cep: 48.370-000. Oferta atividades para o Ensino Fundamental I Séries iniciais (1° ao 5°ano) Educação de Jovens e Adultos (Eja)-Segmento I e II, no período noturno.

Hoje a escola tem matriculado 130 estudantes, 05 professores, 01 secretaria, 01 diretora, e 01 Pedagogo. Os estudantes estão distribuídos em turmas, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com