TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação EaD

Por:   •  30/3/2019  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

A Educação EaD

Nome do(a) Aluno(a)

RODRIGO ALEXANDRE CAVALARINI FAUSTINO

Nome do (a) tutor(a)

DÉBORA OLIVEIRA SALES

Todo e qualquer processo de mudança é passível de gerar desconforto e insegurança. Existe uma tendência na humanidade de se opor a tudo que desestabilize suas bases, no caso da EAD (Educação a Distância) não foi diferente. Como o autor apresenta “A Educação a distância (EAD) teve sua implantação retardada pelo conservadorismo da comunidade acadêmica” (LITTO, 2013-2014, p. 58), uma postura conservadora da academia que, embora venha sendo desfeita ao longo dos anos, ainda é muito forte.

Muitos desses preconceitos construídos e corroborados com argumentos falaciosos com relação à EAD advêm de um pseudoconhecimento que se dá no mundo imaginário, e não refletem na maior parte dos casos a opinião de quem pode comprovar as metodologias, aplicações, processos de ensino e aprendizagem participando de fato dos processos educacionais desta modalidade, o próprio autor faz essa observação ao falar dos mitos que circundam a metodologia da EAD.

O mundo está em constante mudança de seus paradigmas políticos, econômicos, de organização da sociedade, do trabalho, e não poderia ser diferente com relação à Educação. Essas mudanças também acontecem no que diz respeito à Educação e os sistemas de ensinar, aprender, características dos alunos, professores, espaços físicos de educação, metodologias e afins. As tecnologias possibilitam rupturas com modelos antigos no modo de se realizar as atividades, o próprio autor fala de “tecnologias de ruptura que estão mudando a sociedade atual” (LITTO, 2013-2014, p. 59).

No entanto, e como solicitado no enunciado de nossa atividade, a reflexão que me atenho diz respeito ao perfil do aluno. Nos modelos atuais de ensino não é possível equiparar a maturidade acadêmica dos alunos do Brasil com os alunos de outros países de primeiro mundo. Nossas limitações no sistema educacional, e que refletem no ensino superior, acontecem como uma construção em cadeia que se dão desde a Educação Infantil, em um sistema repleto de falhas [legislativas e administrativas] que não dão conta de garantir o espaço de desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos, um sistema legislativo e administrativo que no que lhe cabe a garantia obrigatória por força de lei faz interpretações do texto de lei e retira o direito à uma educação de qualidade e em período integral.

Nessa mesma cadeia os jovens são obrigados muitas vezes a escolher entre trabalhar para a sobrevivência da família ou estudar, quando podem realizar os dois os fazem em condições de aprendizado precárias. O Brasil, desde as reformas da coroa [Marques de Pombal e as reformas pombalinas] nunca deu continuidade aos programas de instrução pública de qualidade, com uma sucessão de propostas e a desvalorização dos agentes envolvidos no processo desde o império, “no Brasil não existe continuidade dos projetos educacionais, e essa é uma prática arraigada em nossa cultura” (MACIEL e SHIGUNOV NETO, 2006).

Neste sentido entendemos que embora sejam oportunos os apontamentos de Litto (2013-2014, p. 57-66) sobre a qualidade da EAD, sobre os benefícios que a mesma pode proporcionar ao desenvolvimento do país, e que militemos junto ao autor por uma expansão da modalidade de Educação a Distância. Um cenário perfeito seria considerar que a Educação pudesse se valer das tecnologias para chegar onde muitas vezes as estruturas físicas e humanas possuam dificuldades de alcançar, mas sobre quais condições irão encontrar esses públicos? Quais as lacunas de uma Educação Infantil, Fundamental e Médio irão encontrar esses alunos e que irão influenciar em sua maturidade acadêmica para darem conta da modalidade EAD?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com