TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Empresarial

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

O tema educação empreendedora chama bastante atenção e muitas vezes é mal interpretado, o que vem a cabeça das pessoas é logo o mundo dos negócios, se tornar um empresário. O termo empreendedorismo deriva da palavra francesa entrepreneur, que traduzida literalmente significa “aquele que está entre” ou ”intermediário”. O empreendedor é aquele que enxerga oportunidades, questiona, organiza suas ações e descobre os caminhos adequados, para inovar usando a criatividade e os recursos disponíveis. A sociedade vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, com competências múltiplas, que sejam capazes de inovar e se adaptar a diversas situações utilizando os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico ao seu entorno.

“[...] dispara um processo de criação, de criatividade, pondo em uso todo o patrimônio existencial do aluno, que é diverso, que é único. Assim, ele se sente capaz e comprometido com a criação de seus próprios caminhos.” (DOLABELA, 2004, p. 2).

A palestra ministrada pelo Professor Alexandre Magno abordou o tema “educação empreendedora”, tema pouco trabalhado nos dias de hoje. Ele levantou pontos muito importantes para a educação escolar brasileira, pontos esses que não estão sendo levado em consideração para o currículo escolar. No artigo disponibilizado pelo Professor Alexandre (FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESTRUTURAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR), educação empreendedora é o meio que determina o avanço do ser humano na identificação de oportunidades, contribuindo assim para o desenvolvimento social, cultural da sociedade. O artigo mostra estágios de programas de educação empreendedora, onde aos poucos a noção empreendedora vai sendo inserida nos componentes curriculares.

A educação tem como finalidade primeira a criação de condições que facilitem a aprendizagem do aluno, e como objetivo básico liberar a sua capacidade de autoaprendizagem de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional. Seria a criação de condições nas quais os alunos pudessem tornar-se pessoas de iniciativa, de responsabilidade, de autodeterminação, de discernimento, que soubessem aplicar-se a aprender as coisas que lhes servirão para a solução de seus problemas e que tais conhecimentos os capacitassem a se adaptar com flexibilidade às novas situações, aos novos problemas, servindo-se da própria experiência, com espírito livre e criativo (MIZUKAMI, 1986, p. 44-45).

Ao vivenciar atividades de empreendedorismo, os jovens conseguem se preparar melhor para o mundo de trabalho, seguindo carreira em alguma empresa ou montando seu próprio negócio. Essas atividades estimulam o raciocínio e a busca por desenvolver, conhecimentos e técnicas que ajudem a resolver problemas do dia a dia com os quais terão de lidar na vida profissional. O ensino do empreendedorismo estimula os jovens e crianças a desde cedo construírem sonhos profissionais e pessoais, assim serão formados a planejar, e buscar metas.

O artigo também vai explicar sobre a teoria das inteligências múltiplas, que são a inteligência linguística, que seria a habilidade na oratória, a forma de se comunicar com as pessoas; a inteligência lógico matemática, que é a capacidade de solucionar problemas; a inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com