TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva de Bolso

Por:   •  14/6/2023  •  Resenha  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

CURSO DE PEDAGOGIA - DISCIPLINA: Educação Especial - 1° semestre 2023

Texto elaborado a partir do livro: Educação Inclusiva de Bolso: O desafio de não deixar ninguém para trás. Capítulo 4.

A existência de um ambiente estruturado para favorecer a inclusão escolar, que é fundamental para que esse processo ocorra de fato. Para que a inclusão escolar seja feita de forma acolhedora e sensível às necessidades dos educadores e alunos, é preciso existir um ambiente de relações humanas que receba essas demandas, a existência de um ambiente estruturado para favorecer a inclusão escolar é fundamental para que esse processo ocorra de fato, é algo que vai muito além da estrutura arquitetônica, mas sim de relações humanas, para que, ao chegarem, certamente serem acolhidos de maneira eficaz, não só o público alvo da educação especial, mas todos os estudantes.

A ideia de clima organizacional também contribui para a compreensão do ambiente escolar enquanto formador de suas próprias formas de conduta. Esse conceito compreende atributos característicos que induzem a escola a agir de uma determinada forma, seja consciente ou não, de acordo com seus membros e a sociedade da qual faz parte. Esse clima pode ser mais fechado ou aberto, dependendo do grau de participação permitida e percebida pelos membros da organização. Assim, cada escola tem sua própria personalidade.

Assim, compreendemos que o ambiente escolar tem sua própria cultura, um conjunto de fatores psicossociais e de modos de agir que o caracteriza e também o modo como as pessoas se comportam ali. Trata-se do currículo escolar as diretrizes implícitas no funcionamento da escola, que influenciam fortemente suas condutas e a de seus profissionais. São conteúdos que não são intencionalmente ensinados e sequer percebidos, mas são aprendidos pela convivência.

Um currículo inclusivo nada mais é que a consonância da Base curricular comum com o contexto da sala de aula, ou seja, de cada um dos estudantes que a compõem. Para que isso seja possível, é importante que os professores e a equipe pedagógica conheçam os alunos, suas características sociais, culturais e individuais e as levem em consideração ao elaborar o planejamento pedagógico.

Desenvolver ao máximo as potencialidades de cada estudante implica considerar os assuntos ou atividades que lhes interessam e mobilizam. Possibilitando inclusive que os próprios estudantes façam escolhas, priorizando os eixos de interesse. Não se trata de nivelar por baixo, restringindo ou privando, mas, ao contrário, trata-se de expandir possibilidades. Considerando que os domínios das mais diferentes áreas do conhecimento se interconectam, todas podem ser trabalhadas a partir dos eixos de interesse de modo muito mais espontâneo, prazeroso e significativo. Além disso, é importante do ponto de vista educacional, que os estudantes portadores de deficiência, não fiquem submetido aos aspectos orgânicos da deficiência, mas que o foco se dirija para o campo das possibilidades da pessoa e, de forma dialética, convoca a potência do estudante que, ao invés de apenas constatar impossibilidades ou rotular patologias, pode intervir por meio de medidas pedagógicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com