TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a distância abriu novas oportunidades

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A Constituição de 1988 legitimou o direito de todos a Educação, fazendo com que o Estado se responsabilize em criar políticas públicas de educação para a garantia desse direito.

A Educação a distância vem ao encontro da garantia desse direito, pois viabiliza a democratização de oportunidades, amplia o número de cidadãos ao acesso a educação, chegando a todos de maneira efetiva.

A EAD utiliza-se do uso das tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino-aprendizagem, abrindo novas possibilidades e oportunidades para as práticas pedagógicas e construção do conhecimento, assumindo assim um papel importante na atual sociedade, na qual a globalização gera uma necessidade de comunicação e informação sem fronteiras.

Essa modalidade de ensino já é opção consolidada de aprendizagem, contudo há muito ainda a expandir em termos de oferta de programas, tipos de cursos, metodologias, bem como inovação tecnológica e administrativa. O governo federal vem regulamentando essa modalidade de ensino, através de políticas públicas, leis e normas na perspectiva de minimizar esses entraves. Desde a publicação da Lei de diretrizes e Bases – LDB em 1996, o número de instituições que ofertam cursos superiores na modalidade de EAD cresceu significativamente. Atualmente o Decreto 9.057 de 25/05/2017 que regulamenta o Artigo 80 desta mesma Lei, normatiza a oferta de cursos, tornando mais acessível os cursos superiores nesta modalidade. Isso mostra que a EAD está crescendo e rompendo cada vez mais barreiras que impeçam a educação de chegar a todos. As legislações fortalecem essa ideia, incentiva seu crescimento e impactam de forma positiva a democratização do acesso ao ensino.

Bibliografia

Alves, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. 2011

Mota, Ronaldo. Educação a distância: no começo estranha-se, depois, entranha-se! Disponível: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1381/2016/05/educacao_a_distancia_no_comeco_estranha-se,_depois,_entranha-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com