TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação básica na visão da CNI e da UNESCO

Por:   •  6/7/2018  •  Monografia  •  5.422 Palavras (22 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 22

EDUCAÇÃO BÁSICA NA PROPOSTA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS E DA UNESCO[a][b]

                      Liane da Cruz Piazza

Acadêmica do Curso de Pedagogia

Campus de Chopinzinho – UNICENTRO

lianepiazza@hotmail.com

Professor Orientador 

Saulo Rodrigues de Carvalho

DEPED- UNICENTRO

saulorc1982@gmail.com

RESUMO:

Esse artigo almeja colaborar com a área de Trabalho e Educação, através da apreciação descritiva e crítica[c] de dois documentos de suma importância para nos[d] Educadores[e] que é o da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o projeto da UNESCO[f]. Esta análise tem como ideia central a Educação Básica a partir dos anos 90 e a abordagem de questões em relação aos princípios do projeto de educação para todos da UNESCO e a influência dessa concepção na proposta da CNI, levantando como a Educação Básica deve contribuir na formação humana e profissional dos estudantes e que tipo de trabalhador que a CNI deseja que seja formado. Observando as finalidades requeridas pelo mercado de trabalho e a sua adequação da formação da mão de obra para habilidades especificas. Nessa definição, o presente documento tem importância pela sua tendência que vem se integrando à política educacional de nossos dias[g].

PALAVRAS- CHAVE: Educação básica. Trabalho. Educação.

INTRODUÇÃO

Este trabalho, propõe-se  compreender os objetivos da educação básica, por meio da análise dos documentos da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a UNESCO[h]. Tem como finalidade discutir minuciosamente a educação básica na visão de ambas as partes[i] e a relação existente entre a educação básica e a educação profissional.

Primeiramente, analisamos o que é a UNESCO, e o seu papel na educação brasileira, já que a mesma é uma organização internacional que agrega vários países de religião, cultura, língua e principalmente economia distinta.

No segundo momento, estudamos o documento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) observando sua declaração sobre a educação básica e a formação para a área profissional que teve a sua publicação no ano de 1990.

Em conseguinte, definimos o que é educação básica e o papel na formação do sujeito para o mundo do trabalho segundo os ideais da UNESCO.

Por fim, tecemos nossas considerações a educação é formatada na formação profissional e na educação básica, pois o Brasil segue as regras da UNESCO a fim de construir uma sociedade mais justa, e [j]tolerante[k].

  1. UNESCO E A EDUCAÇÃO

No prefácio da obra “Educação um tesouro a descobrir” da UNESCO[l], encontramos uma afirmação para a educação no Brasil[m], a “educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social” (UNESCO, 1996, p. 9).  Assim,  a instituição entende que a educação tem um papel na formação do cidadão, a criança aprende [n]para construir em sem tempo [o]uma sociedade mais digna e justa.

Portanto, entender a educação com a ótica da UNESCO permite a sociedade aplicar princípios educacionais não apenas curriculares, mas para uma formação integral do aluno.

  1. DEFINIÇÃO DE UNESCO[p] 

A instituição UNESCO nasceu em 16 de novembro de 1945, sua sigla significa, “Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura”.  Como a própria definição do grupo, desejo e universalizar[q] um padrão de sociedade que integralmente forma cidadão que contribua com o processo continuo de pregresso e paz.

Conforme a própria UNESCO:

A missão da UNESCO consiste em contribuir para a construção de uma cultura da paz, para a erradicação da pobreza, para o desenvolvimento sustentável e para o diálogo intercultural, por meio da educação, das ciências, da cultura e da comunicação e informação. (UNESCO, 2010, p. 1[r]).

        

Para o processo de construção de uma sociedade em desenvolvimento, a educação é uma grande ferramenta para geração de paz, cultura e para inclusão das pessoas ao mundo do trabalho.

A organização, ou a união entre as noções[s] em busca de paz e progresso, foi fundada “depois da segunda guerra mundial” e sua sede fica “em Paris, na França, e atua em 112 países” (SIGNIFICADOS[t], 2011, p. 1)  a ação da instituição envolve uma grande gama de países que buscam, principalmente através da educação, uma formatação da sociedade para que desenvolve e eleve o nível sociocultural das nações.

Com seus projetos a UNESCO coopera para a transmissão de conhecimentos a professores já que tem como foco prioritário o combate ao analfabetismo além de fazer doações de mobiliários e equipamentos para o seu bom andamento.

  1. UNESCO NO BRASIL

A UNESCO também voltou os olhos para a nação brasileira, o progresso e o desenvolvimento de uma nação com língua portuguesa significam contribuições sócias[u], culturas e econômica com muitas nações que utilizam a mesma língua.

A própria UNESCO, declara que:

No plano internacional, o Brasil segue com o desafio de qualificar sua cooperação. Os conhecimentos produzidos pelo país ao longo das últimas décadas podem e devem ser compartilhados com outras nações de diferentes graus de desenvolvimento, com especial destaque para os países africanos, sobretudo os de língua portuguesa, e os vizinhos das Américas. (UNESCO, 2013, p. [v]6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com