TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação das mulheres no Brasil colonia

Por:   •  28/5/2015  •  Resenha  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade  Sumaré

Curso: Pedagogia                                                                                                                                                                                                                                                                        

Disciplina: História da Educação

Turma: 1 semestre

Atividade de Reposição de Aulas:                                                                                                                                                                                   

A educação das mulheres no Brasil Colônia

Bem, após a época do descobrimento ou ¨achamento¨do Brasil , a educação teve um desdobramento bem diferente para homens e para mulheres. As mulheres não eram valorizadas como os homens tinham valor apenas para o casamento, e como naquela época existiam no Brasil mais negras, mestiças, índias  era considerada pouca as chances de um homem encontrar uma mulher considerada boa para se casar, adotou-se  medidas para evitar a saída de mulheres brancas do país rumo á conventos e também separando cargos para homens casados e a vinda de mulheres portuguesas órfãs  para casar com colonizadores no Brasil, daí também surge  os casamentos arranjados entre famílias .

Apesar de não ter um olhar de igualdade voltado as mulheres, elas conseguiram desenvolver algumas atividades como costureira, enfermeira, lavadeira, cozinheira, padeira entre outras. Mas o que me chamou a atenção foi que mesmo naquela época já haviam mulheres chefes de família, eu nunca imaginaria   que naquela época as mulheres pudessem comandar suas próprias famílias e seus próprios negócios realidade bem presente nos dias de hoje. O texto também nos mostra que havia uma certa violência naquele tempo por não ter muitas mulheres as que se viam desamparadas iam para conventos como forma de proteção, ou até mesmo por ordens de maridos no caso de brigas mais sérias.

Também, preocupados com a pobreza extrema e com a prostituição criaram casas de acolhimento para essas mulheres, dando-lhes ensinamento sobre a moral cristã e ensinamentos básicos para o lar.

Na minha opinião, as mulheres não tinham seu devido valor tendo que se  sujeitar sempre as vontades dos outros, sua própria opinião nunca contava isso é o que mais me incomoda não ter direito de se expressar e impor suas vontades e seus sentimentos. Devemos continuar lutando não para sermos melhores que os homens mais para termos direitos iguais e para que nossas vozes sejam ouvidas e digamos não ao abuso sexual, não á violência contra a mulher homens machistas que acham que lugar de mulher é na cozinha por isso estamos aqui cursando o curso de pedagogia para provarmos também para quem pense assim que é possível crescer intelectualmente e ter uma carreira proveitosa tanto quanto a de um homem.

¨Mesmo parecendo mais frágil, somos sem dúvidas em muitos aspectos mais fortes.¨

Referência: VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007 Páginas 71-75.

                                                             

                                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com